terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ombro congelado - A lenda da flechada na perna


A origem da acupuntura está envolta na antiguidade. Diz a lenda , que milhares de anos atrás, um soldado chinês desenvolveu um ombro duro e doloroso, o que hoje chamaríamos de um ombro congelado . Ele foi ao médico que , apesar de seus melhores esforços não poderia ajudá-lo. Assim, o soldado gradualmente aceitou a ideia de viver com a dor. Um dia, durante uma batalha, um milagre aconteceu. Ele foi ferido na perna e ele de repente seu ombro que tinha sido duro e doloroso para muitos anos, podia se mover livremente de novo , sem dor.

Quando o soldado voltou para sua aldeia , ele disse a seu médico como seu ombro congelado havia sido milagrosamente curada. O médico examinou cuidadosamente a perna , mas não conseguia entender como uma flecha na perna poderia curar um ombro congelado . Outro paciente com um ombro congelado estava esperando para ver o médico . Ele ouviu a história e disse: " Doutor , por favor tente este tratamento em mim." O médico achou que era uma idéia um pouco boba , mas desde que ele tinha vindo a tratar este paciente por muitos meses , sem sucesso , decidiu experimentá-lo.

Ele pegou uma flecha e , com cautela espetou -o na perna do paciente , aproximadamente no mesmo local onde o soldado tinha sido ferido . Maravilhas dez mil maravilhas , a dor no ombro desapareceu ! Em poucos minutos o paciente foi capaz de movimentar o ombro livremente e sem dor .

Esta cura parecia bastante promissora. A próxima vez que um paciente veio ao médico com um ombro congelado , ele enfiou -o na perna com uma agulha. Logo sua fama como um especialista na cura de ombros congelados cresceu e se espalhou por todo o país. Como sua prática cresceu , o médico perguntou se ele poderia aplicar o mesmo princípio para tratar outras doenças. Então ele perguntou a seus outros pacientes se algum deles tinha experimentado curas milagrosas similares. Aos poucos, ele descobriu que as lesões em determinadas áreas teve efeitos benéficos sobre doenças em outras partes do corpo. Embora este tratamento foi muito eficaz , muitos pacientes estavam com medo de visitar um médico que cutucou seus pacientes com agulhas !

Ao longo dos anos foram encontrados outros métodos para estimular pontos de acupuntura com agulhas em vez de flechas. Este acidente inicial foi assim refinado na arte da acupuntura.

Esta é apenas uma breve lenda sobre a origem da acupuntura. Mas, hoje sabemos que o ponto citado,  se localiza na perna, no canal do Estômago, E38 (Tiaokou), que se utiliza para tratamento de ombro doloroso. É um ponto que se aplica a distância do local de dor e tem resultado imediato.


Dor no ombro? Saiba mais conosco no Espaço Biomedichina.

Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário