quinta-feira, 19 de junho de 2014

Acupuntura na Saúde da Mulher


A Acupuntura oferece tratamento muito eficaz para a saúde da mulher.
Mulheres de qualquer idade pode se beneficiar.
A linha do tempo de vida de uma mulher a partir de sua primeira menstruação (menarca) até a menopausa, é de muitas mudanças e circunstâncias.

TPM, cólicas, endometriose, ovário policístico, fertilidade, gravidez e menopausa são algumas das manifestações que a acupuntura pode tratar os sintomas em nível de raiz, reequilibrando o corpo como um todo, permitindo a prevenção ou mesmo o avanço da doença. 

MENSTRUAÇÃO

Cólicas menstruais são tratadas com estimulação de pontos, que movem fortemente o fluxo sanguíneo uterino. Isso pode ajudar a relaxar o útero, reduzindo as contrações que causam as dores. Muitas mulheres relatam que o sangue muda de cor durante o tratamento, passando de uma coloração negra, como a borra de café, para um vermelho claro.

Regulando a menstruação de uma mulher e ter uma vida livre de sintomas, é um objetivo fundamental da Medicina Chinesa. Mesmo se a queixa não for centralizada ao período menstrual, observamos com o tratamento sistêmico (geral ) na acupuntura,  que problemas comuns desaparecem , como: insônia,  aumento de peso, dores de cabeça, distúrbios digestivos (intestino preso é muito comum), também causam irregularidade menstrual.
A menstruação irregular é uma janela para os padrões de desarmonia de todo o corpo.

MIOMA

Miomas e cistos são bastante comuns em nossa população. Causam sintomas desde a interrupção de sangramento, até mesmo a infertilidade.
 A chance de sucesso em lidar com um mioma é diretamente proporcional ao seu tamanho. Quanto maior a massa , mais difícil para reduzir. Tratando o padrão que causou a formação dessa "massa" em primeiro lugar, trás a vantagem de lidar com o padrão que pode ser a causa de outros problemas. Em minha experiência clínica, a paciente normalmente vem com esta queixa e melhora em outros aspectos que nem considerava o problema. Como o humor, o sono, sinais de TPM, intestino e diminuição de apetite.

ENDOMETRIOSE

A endometriose assim como os miomas e cistos, é causada por algum tipo de estagnação no corpo. Esta causa pode ser de emoções, dieta, estilo de vida ou disfunção de algum órgão. A progressão da doença é relativamente rápida e embora leve algum tempo para restabelecer este quadro, a mulher tratada com Acupuntura tem o alívio dos sintomas muito rapidamente. Uma vez que o corpo começa reagir ao tratamento a mulher se tornará fértil e tem menos sintomas.

INFERTILIDADE

Na última década, a acupuntura é muito ligada ao tratamento de fertilidade e seu efeito sobre o sistema endócrino e reprodutivo pode aumentar fortemente a fertilidade natural, bem como facilitar as chances  de técnica de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

O apoio emocional é um fator importante durante todo o processo de fertilização e os benefícios do relaxamento com acupuntura, bem como, um profissional que você pode falar abertamente sobre o que você sente , é de uma importância imensurável. Com a concepção conquistada, a gravidez é vista como momento de transição chave e uma oportunidade para potencializar a boa saúde desta mulher.

O período pós natal, é considerado um momento muito importante para nutrir a nova mãe. O uso de pontos nesta fase, visam o relaxamento, auxiliando o sono e no aumento dos níveis de energia e pontos que restabelecem e  equilibram a área reprodutiva. Facilitam na amamentação em processos de mastite e na cicatrização em pós cesarianas.

MENOPAUSA

É um período de transição e cessação da ovulação no corpo de uma mulher. Este tempo de mudança pode durar de alguns meses a vários anos. Os sintomas variam de leve a grave e são levados a adaptar-se a falta de estrogênio. Os sintomas incluem ondas de calor, suores noturnos, insônia , fadiga, alterações de humor, perda de memória, secura vaginal, dores de cabeça, dores nas articulações e ganho de peso.
 Transição difícil na vida de uma mulher, com as ondas de calor (fogachos), causando muita angústia. O tratamento hormonal tem demonstrado ser eficaz no alívio dos sintomas, mas muitas mulheres não podem fazer uso de estrogênio. Por este motivo, a acupuntura tem sido uma alternativa muito atraente e com muitos resultados.

A menopausa não é uma síndrome particular na Medicina Chinesa. Portanto, a boa análise do terapeuta é fundamental para decidir o melhor tratamento.

OVÁRIO POLICÍSTICO

É uma das doenças endócrinas mais comuns que afetam até dez por cento das mulheres em idade fértil. Pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas são similares à muitas condições que afetam as mulheres. Aumento de fluxo menstrual ou total ausência, acne, dor de cabeça, pressão arterial elevada , são as queixas mais comuns para quem tem a síndrome.
 A opção pela medicação para alívio dos sintomas, porém os efeitos colaterais podem ser diversos (mal estar, fadiga, náuseas, vômito e diarreia), pode causar irritabilidade.
Por conta desses efeitos, muitas mulheres recorrem à acupuntura , que em pouco tempo regula o ciclo menstrual, reduz a dor de cabeça e melhora o humor.

GRAVIDEZ

Acupuntura é usada para aliviar o desconforto que muitas vezes é considerado como uma parte "normal" da gravidez. É eficaz no alívio da fadiga relacionada com a gravidez, dores de cabeça, do pescoço para trás ou dores no corpo, azia, obstipação, náuseas ou vômitos, dermatite, edema ou inchaço na face ou membros, cãibras e muito mais.

Também pode ser uma ferramenta eficaz para o tratamento de condições mais complexas. Pode ser usada para parar o sangramento e prevenir o aborto,  e reduzir a pressão arterial materna para evitar pré eclampsia e muito mais.

Depois do bebê nascer, o seu corpo tem de se adaptar rapidamente a um novo conjunto de exigências. A acupuntura pode ajudar seu corpo a se recuperar dos desafios da gravidez e do parto. Será benéfico para após o parto, se você se sente cansada, deprimida, com febre, sudorese, cansaço, hemorragias, tonturas, prisão de ventre ou com dor. É eficaz no tratamento de mastite e regulando a produção de leite e também pode ajudar a reiniciar o menstruação e proteger a sua fertilidade futura.


A mulher deve ser bem tratada em qualquer fase de sua vida. Portanto, decida o melhor para você.


Estarei à disposição para te ajudar.

Um abraço, bom fim de semana.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário