segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A primeira vez no acupunturista ... o que vai acontecer?

 
Compartilhei esta figura em minha página no Facebook e é muito interessante a reação das pessoas ao que esperar de uma sessão de Acupuntura. Uns manifestam medo, outros curiosidade e aos que já conhecem, sempre desperta reações novas. Tenho duas clientes que sempre dizem sentir uma relação de amor e ódio com as sessões. Morrem de medo das agulhas, mas saem sentindo-se renovadas. Engraçado!
 
Mas, o que de fato acontece na primeira sessão de acupuntura?
 
O primeiro passo é fazer uma avaliação , com os dados biográficos (nome, endereço, etc...), queixa principal ( o que te fez procurar pelo tratamento),
histórico familiar , estilo de vida, enfim, todos os dados necessários para iniciar o diagnóstico e tratamento.
O terapeuta pode perguntar sobre as medicações de uso frequente.
Muitas perguntas desta avaliação parecem não fazer muito sentido, com os sintomas relacionados e queixa principal.
 
Será feito também exame de pulso e língua, parte importante da consulta,  que fornece informações preciosas sobre o que está acontecendo no corpo.
 
 
 

 
 

Após observações de pulso e língua, o terapeuta fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento, que poderá ser com as agulhas ou não.

O terapeuta pode fazer também palpação de alguns pontos no tórax, abdomen, para uma avaliação mais minuciosa. Poderá consultar livros e mapas, para avaliar os melhores pontos a serem utilizados .

Os métodos escolhidos podem ser: moxabustão, sangria (http://biomedichina.blogspot.com.br/2012/10/lutadores-de-mma-se-rendem-pratica-de.html),guasha, auricolopuntura,  laser, eletro, massagem , fitoterapia , dietoterapia entre outros. Falaremos em detalhes sobre cada uma delas nos próximos artigos.

A pergunta que não quer calar... Vai doer?


As agulhas são finíssimas , como a espessura de um fio de cabelo,  estéreis e após o uso são descartadas. Normalmente não há dor, você pode sentir um leve choque, sensação de peso ou mesmo um calor local.

Mas, isso não quer dizer que você tem de sofrer calado... incomodou, doeu, fale ao terapeuta, que deve reacomodar a agulha no ponto.

O tempo de duração das agulhas inseridas no corpo são varíaveis, de acordo com o objetivo a ser atingido. Poderá permanecer de 15 min a 30 min dependendo do caso.

Ao retirar as agulhas podem ser observados sangramentos e hematomas.
Não se preocupe, por muitas vezes, não foi o erro do profissional. Sangramentos, principalmente, podem acontecer por excessos no canal e podem ser benéficos para restabelecer a energia.


Quantas sessões são necessárias?


Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento.
Para doenças crônicas é recomendado um número maior de sessões. Por muitas vezes somos supreendidos e a recuperação é rápida.
Terapeuta e paciente/cliente conversarão juntos sobre o processo até a alta.

Para melhorar a qualidade de vida e curso do tratamento, uma "lição de casa" é sempre indicada.  Exercícios físicos, respiração, dieta, indicação de ervas, enfim , todos os devidos auxiliares para a evolução do tratamento.


Recomendações


Após agendada sua avaliação , reserve 1 hora e meia para que seja feita a análise geral de seu caso e indicação do tratamento.
 
Não deixe de se alimentar antes da sessão. Evite somente balas, café e chá, uma hora antes da sessão. Estes alimentos podem mascarar a cor da língua.

Procure ir com roupas confortáveis e leves.

Fique calmo e aproveite que este momento é só seu. Tire todas as suas dúvidas e não deixe de perguntar.

Boa semana e agende sua sessão!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário