segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Além da Consciência Negra, hj tb é Dia do Biomédico!


Dia 20 de Novembro... Dia da Consciência Negra sim, dia de refletir sobre a História e Cultura Afro-Brasileira , coincide também com a data de morte do líder Zumbi dos Palmares.
Mas, há outra comemoração muito importante : é também o DIA DO BIOMÉDICO.

Porque a data  foi escolhida para comemorar o Dia do Biomédico?
No ano de comemoração dos 40 anos de profissão no Brasil, em 2006,  foi sancionado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a lei (Lei Nº 11.339, De 3 de Agosto de 2006), instituindo a data como Dia Nacional do Biomédico a ser celebrado em todo o território nacional. 
O autor da lei que foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Presidente é de autoria do também biomédico , deputado Lobbe Neto.  Lobbe , ressaltou a necessidade de reconhecimento por parte do governo para a categoria.


Como começou a profissão no Brasil?
O objetivo original da profissão , era a formação de profissionais para a docência nos cursos de Medicina e Odontologia, assim como, preparação de pesquisadores científicos.
Com a demanda das pesquisas científicas e consequentemente desenvolvimento da saúde humana, em 1966,  foi criado na criado na UERJ e UNIFESP, o curso de Ciências Biológicas- modalidade médica.
Somente na década de 80, com a criação dos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina e Biologia, houve o desmembramento das profissões biológo e biomédico, como profissionais distintos. A Biomedicina assim nasceu.


E o que o biomédico faz?
Embora muitos pensem que o biomédico só está nos laboratórios clínicos, a atuação é muito ampla:


Análises clínicas


Análises ambientais

Indústrias

Análises bromatológicas


Biologia Molecular, Genética , Reprodução Humana , Citologia Oncótica


Banco de Sangue


Acupuntura


Imagenologia


Coleta de Materiais

Estética 

Estas são as principais mas temos muitas outras, que também são atuação do biomédico.

Qual a formação do profissional?
O curso tem duração de 4 anos e as disciplinas da graduação são: Anatomia Humana, Genética, Biologia Humana, Bioquímica, Embriologia, Hematologia, Farmacologia, Fisiologia, Histologia, Imunologia, Imagenologia , Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Toxicologia, Saúde Humana, Citogenética e Biofísica.
Estágio mínimo de 500 horas  e  após formado deverá se inscrever no Conselho Regional de Biomedicina. A atuação dependerá da escolha de sua especialidade ou habilitação (varia de acordo com a área de escolha da Universidade, normalmente as especialidades são em Imagenologia e/ou Análises Clínicas.
Para complementar a sua formação, a profissional poderá escolher uma área para pós graduação (lato sensu ou stricto sensu).
Aqui está uma breve descrição de quão rica é esta linda profissão da qual me orgulho de fazer parte.
Parabéns a todos os profissionais biomédicos do Brasil pelo seu dia. Continuem com suas práticas ao bem da evolução científica !

Este é o juramento do biomédico, pra ser levado no coração.


" Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas.
Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina.
juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade.
Juro cumprir estes preceitos para poder usufrir da benevolência de Deus e da confiança dos homens. "

Boa semana amigos e colegas de profissão!


Fonte:   http://www.crbm1.gov.br/

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomedicina




Nenhum comentário:

Postar um comentário