sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Medo de agulha? Acupuntura sem mistérios...

Olá amigos!

Quando o assunto é Acupuntura, o medo de agulha é a primeira coisa que vem a mente...
"Vai doer"? É a pergunta clássica!
A relação de amor e ódio com as agulhas em uma sessão, é normal.
Pode ser um medo associado com a injeção da infância.
Uma paciente comentou comigo que quando ouve falar a palavra Acupuntura, logo vem a imagem do Hellraiser na cabeça. Posso garantir a você que o enredo da história é completamente diferente.

A agulha está na origem da palavra Acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - colocação). Em chinês ZhenJiu (Acupuntura e Moxabustão), é um termo coletivo de ambas técnicas.

É um dos instrumentos mais importantes para o atendimento de um acupunturista. Utilizado para restabelecer o fluxo saudável de uma energia vital, o qi. As interrupções do fluxo desta energia (qi), são responsáveis pela doença. As agulhas corrigem este fluxo nos meridianos de energia ( que estão ao longo de todo o corpo), restabelecendo a saúde.


Qual a origem das agulhas de acupuntura?

Pesquisando os primórdios da prática da Acupuntura , lançamos nossas mentes à China Antiga. Os registros mais antigos da acupuntura chinesa , datam de aproximadamente 4000 anos atrás. Escavações de locais em torno da China ao longo do século passado, trouxe a luz uma série de pedras pontiagudas que os arqueólogos determinaram ser agulhas dos tempos antigos. As mais primitivas eram de pedra , em seguida foram utilizadas lascas de ossos de animais. Bambu e cerâmica também foram encontrados nestas escavações.



As agulhas foram descritas pela primeira vez, no livro Huang Di Nei Jing, o Clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo. Atribuído ao lendário imperador Huang Di , o livro é um diálogo do imperador amarelo e de seu ministro Qi Bo. É composto de 2 partes, o Su Wen (Questões Simples), com a Teoria da Medicina Chinesa e o Ling Shu ( Eixo Espiritual), com a descrição da prática da Acupuntura.

No capítulo 1 do Ling Shu que  é descrito sobre as agulhas. (LING -SHU , Capítulo I, páragrafo 1, p.1-4) AS AGULHAS E OS 12 PONTOS YUAN - REGRAS DEPENDENDO DO CÉU

No diálogo entre o Imperador Amarelo e seu ministro Qi Bo, é relatado sobre a importância das agulhas, os métodos de dispersão e tonificação, função de cada agulha e profundidade do agulhamento.

Os tipos de agulhas descrito no Ling Shu, são as nove agulhas clássicas de Acupuntura.



Esta  é uma réplica de agulhas clássicas da Dinastia Han

1. Agulha chai - picadas superficiais (tumefações da pele)
2. Agulha yuan - recomendada para massagem
3. Agulha ti - trata a dor
4. Agulha feng- indicada para doenças crônicas
5. Agulha pi - server para perfurar os abcessos e fazer sangrias
6. Agulha yuan li - trata a artralgia 
7. Agulha hao - é a mais utilizada 
8. Agulha chang - trata os reumatismos
9. Agulha huo - (agulha aquecida) - permite lutar contra a artrite reumatismal


A agulha de número 7, filiforme, é a que mais se assemelha a que utilizamos hoje na prática clínica.


Nunca vi uma agulha... como é? Qual é o material?

As agulhas atuais, são feitas de aço cirúrgico. Pelos padrões internacionais são esterilizadas com óxido de etileno. Ocasionalmente podem ser utilizadas agulhas de prata e ouro. São finíssimas e como diz uma colega de profissão, finas como um bigode do gato.

Agulha sistêmica



Existem agulhas de diversos tamanhos e diâmetros, de acordo com o local do corpo a ser inserido. As de uso mais comum na acupuntura sistêmica (corpo), são do tamanho 0,25mm X 0,40mm. Geralmente, na embalagem contém 10 agulhas, acompanhadas por um tubo condutor, o mandril.



Agulha auricular
As agulhas de uso auricular, facial e semi-permanentes, tem tamanhos particulares de acordo com a técnica.









Comparação da agulha de acupuntura com outros materiais


Olhando esse quadro, dá pra perceber que comparando a agulha de acupuntura, com as de costura, as de seringa médica e um palito de fósforo, são pequenas e extremamente finas, portanto, a inserção da acupuntura não deve ser comparada a injeção.

Não precisa de pavor, o que é necessário é criar intimidade, para o aceite e sucesso do tratamento.


A pergunta que não quer calar, Vai doer?


A agulha quando inserida no ponto para tratamento permanece por algum tempo, de acordo com o objetivo determinado.

A sensação pode ser as mais variadas , de choque, um amortecimento,  um calor, uma sensação de peso. A estas sensações damos o nome de De qi.

O De qi é uma resposta fisiológica a um estímulo, de tonificar ou dispersar a energia do ponto. A manipulação da agulha pode ser feita pelas mãos ou com o uso de eletroestimulação.

A dor é uma sensação muito particular. Costumo brincar com meus pacientes dizendo que - o que é uma dor breve de um estímulo comparado ao benefício!!!  Bem, é de se pensar. 

Não sofra antecipadamente, procure se informar e não desista de seu tratamento pelo tamanho de um objeto de um imenso benefício.

Posso te ajudar com essa decisão. Garanto que não terá arrependimento.

Boa sorte e decida pelo melhor. Sua saúde!

Bom fim de semana, até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário