Feliz Ano Novo a todos!
É normal depois das festas, sentir aquele inchaço a mais, junto com o peso na consciência, não é mesmo?
A solução é bastante simples para eliminar líquidos retidos, toxinas, que é a Drenagem Linfática.
Como funciona o Sistema Linfático?
A maioria das pessoas não está familiarizada com os sistemas de vasos do corpo que leva o sangue para os tecidos, mas poucos entendem que há um outro sistema, que remove os resíduos das células, proteínas , excesso de líquidos, vírus e bactérias. O Sistema Linfático capta líquidos e resíduos dos espaços entre as células e em seguida faz uma filtração e limpeza.
O Sistema Linfático é uma rede de vasos que passam pelo corpo todo. Paralela e auxiliar à circulação sanguínea, esta rede de vasos delicados , juntamente com os gânglios linfáticos são a estrutura principal do sistema imune. Os gânglios linfáticos filtram um líquido chamado linfa e armazenam os linfócitos, células responsáveis pela proteção do corpo, que destroem bactérias, vírus ou até células anormais.
Quando este sistema funciona bem, nos sentimos saudável e com imunidade boa. Mas se o sistema está lento ou bloqueado, após cirurgia ou alguma lesão, podemos ter inchaço, se sentir cansado ou estar exposto a resfriados e infecções.
A Drenagem Linfática
A Drenagem pode ajudar o corpo a trabalhar de uma maneira melhor. O terapeuta de sua escolha deve conhecer bem a anatomia e função desse sistema delicado e muito importante.
Embora os vasos linfáticos são encontrados por todo o corpo, a maioria deles, cerca de 70% , estão localizados logo abaixo da pele. Toxinas, líquidos e proteínas devem ser drenados do espaço entre as células e a pressão leve feita pelo terapeuta estimula o sistema trabalhar de uma forma melhor, movimentando os fluidos linfáticos de volta para o coração.
O benefício é de longo prazo se feito correto e regularmente. A drenagem não provoca dor e deve ser feita de forma lenta e suave, promove relaxamento geral.
Para o atendimento é necessário avaliação prévia do terapeuta, assim como indicação médica.
É contra- indicada para pacientes hipertensos, com tumores malignos e benignos, febre, doenças de pele, infecções, flebites e distúrbios circulatórios, pacientes gestantes no primeiro trimestre de gravidez.
A técnica é escolhida para fins estéticos em 85% das vezes e o maior público é feminino. Mas , é um procedimento bastante procurado por atletas, pré e pós cirúrgicos, fadiga crônica e até mesmo gestantes a partir do primeiro trimestre.
Depois de uma lesão esportiva ou cirurgia, os vasos linfáticos podem ficar sobrecarregados com a demanda colocada sobre eles. A drenagem é muitas vezes o tratamento de escolha, uma vez que ajuda o corpo a eliminar as proteínas e resíduos celulares da área afetada e reduzir o inchaço. Auxilia na pressão sobre as células e permite melhor recuperação.
A indicação da drenagem linfática manual no pré-operatório auxilia na desintoxicação do organismo, facilita a remoção do sangue, descongestiona vasos e os tecidos, melhora o aspecto da pele, regularizando e nutrindo os tecidos, reforçando a capacidade de defesa , acelera o metabolismo para a eliminação dos radicais livres, preparando para a cirurgia. No pós cirúrgico, é auxiliar para prevenir ou tratar o inchaço.
Para mais informações nos procure para atendimento.
Cursos livres em Drenagem Linfática iniciam em Fevereiro/2014. Faça sua matrícula!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário