sábado, 7 de setembro de 2013

Termogênicos naturais - De dentro pra fora, de fora pra dentro!




Olá pessoal!


O uso dos termogênicos está na boca da galera e principalmente quando o assunto é emagrecer. Nas academias e na prática esportiva, o assunto não é outro. 
Manter a temperatura ideal , em torno de 36º C é importantíssimo para a boa atividade do nosso corpo. O mecanismo de termogênese, equilibra a temperatura interna com a do meio ambiente. A termoregulação garante o bom funcionamento metabólico e faz o controle de produção e dispersão do calor, através da transpiração, por exemplo.

De que forma os termogênicos atuam no corpo?

Precisamos primeiro entender o que é termogênese , produção de calor a partir da atividade metabólica do organismo, trocando em miúdos, criação de calor em seu corpo.

Existem três tipos de termogênese:

- Termorregulação

- Induzida pela dieta

- Induzido pela atividade física


A termorregulação é fisiológica e obrigatória para nos manter vivos. A digestão , respiração e vários processos são mantidos por este controle.

A termogênese induzida pela dieta e atividade física são facultativas e dependem da boa alimentação, atividades diárias e adaptação às mudanças de temperatura.


Vamos dar bastante atenção neste artigo, sobre a termogênese induzida pela dieta e que alimentos podem contribuir para esta boa manutenção.

Nestes dias frios, uma boa forma,  é comer alimentos que promovem calor.

Quais são esses alimentos?
Gengibre (Zingiber officinallis rose)



Apresenta inúmeras propriedades terapêuticas sobre o sistema digestório. Tem ação antiinflamatória e antireumática.
Aumenta a pressão arterial
Reduz os efeitos da quimioterapia
Auxilia no tratamento das enxaquecas
Combate o soluço

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, aquece o interior e expulsa o frio, transforma a fleuma fria e aquece Pulmão/Baço, Deficiência de Yang por consumo excessivo e descende o qi e aquece o centro , trocando em miúdos , um excelente termogênico por excelência.






Canela (Cinnamomum zeylanicum Nees)


Já demos destaque em outro artigo aqui do blog, mas a canela é termogênica por excelência.
Estimulante do útero e utilizada nas dismenorréias.
Tem ação hipotensora e vasodilatadora
Antibacteriana, antisséptica e antifúngica
Ação broncodilatadora
Usada na flatulência e cólicas.

MTC - Doce, Picante e Amornante
Age sobre a Bexiga, Rim , Fígado e Baço

Tonifica o Yang do Rim melhorando a respiração .

Aquece o interior e interrompe o frio (abdomen e membros)

Tonifica o sangue e o qi

Aquece o interior (indicada para região lombar fria, joelhos enfraquecidos, desejo sexual diminuído, impotência, edema de membro inferior e mulheres com corrimento crônico.

Contra-indicado na gravidez e lactação.






Chocolate


A base principal do chocolate é o cacau , fruto que in natura tem propriedade amarga e  o alimento "ganha" o sabor doce pelo processo que acontece nas indústrias. 
O chocolate tem inúmeras propriedades do cacau,  dentre elas:

Afrodisíaco - Libera beta-endofina no cérebro e estimula produção de serotonina
Analgésico - Inibem a produção de prostaglandinas, levando a sensibilização dos receptores de dor.
Cardioprotetor - Manutenção da atividade vasomotora e hemostática
Termogênico-  Induz o aumento da disponibilidade de adenosina monofostato cíclico (AMPc), contribuindo para o aumento do metabolismo e estímulo da lipólise.

MTC - O sabor amargo para a medicina tradicional chinesa tem muitos benefícios. O mais indicado consumo e boa manutenção deste sabor no organismo é o chocolate amargo.

Indicado quanto há aumento do yang do fígado
Deficiência de qi do fígado
Deficiência de qi do baço




Maçã



Esta fruta tem propriedades maravilhosas, com efeitos sobre o metabolismo das gorduras , auxilia no emagrecimento e garante boa saúde ao coração.

A maçã contém pectina, carboidrato complexo que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, assim o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, que são importantes no metabolismo de gordura e colesterol sérico no organismo.

A pectina também faz controle da absorção de glicose . A entrada mais lenta do açúcar evita sua transformação em gordura e picos exagerados de insulina.

Sendo assim, o emagrecimento acontece com muita facilidade.

Alto teor de potássio é contido na polpa da maçã, auxilia na eliminação do sódio em excesso e a água não fica retida no corpo. Este mineral também é indispensável na geração de energia para a atividade de todas as nossas células, na contração muscular e estímulos nervosos.

Cálculos na vesícula podem ser evitados com o consumo de maçã.  Ácidos biliares que retornam ao fígado chegam saturados de colesterol e promovem formação destas "pedras" na vesícula. Suco de maçã verde é amigo de quem faz tratamento para eliminação destes cálculos.

O vinagre de maçã tem propriedade termogênica, por conter ácido acético, aumenta o gasto energético na digestão, induzindo o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado.

MTC

Age no Aquecedor Médio, Baço e Pulmão;
Umedece o Pulmão
Elimina o calor
Produz Jin Ye (líquidos orgânicos).



Outros alimentos também tem propriedades termogênicas como o salmão, a couve, o chá verde, linhaça, pimenta, pimentão e o azeite. Falaremos em detalhes de cada um nos próximos artigos. Se proteja do frio com a boa alimentação e que esta possa garantir boa saúde.

Boa sorte, até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário