quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Tratamento da Rouquidão com Acupuntura - Descrição de caso









Paciente sexo feminino, 30 anos
Profissão : Professora


Queixa principal - Rouquidão e  nódulos nas cordas vocais, há um ano.

Outras desarmonias - Dor de cabeça na região occipital até a região da escápula . Escoliose desde a infância. Relata transpiração excessiva em mãos e pés e nota que aumenta em situações de estresse. Sensação de peso nas pernas e membros frios. Unhas fracas. Intestino funciona bem e relata sono tranquilo e reparador. Sente dor no joelho esquerdo, queda de cabelo e relata não ouvir bem.  Diagnóstico médico de ovário policístico aos 16 anos. A menstruação é escura, com coágulos , com fluxo irregular. Dor lombar no período menstrual.

No primeiro atendimento a língua, fina,  vermelha escura, fissuras na região de pulmão, sem saburra e bastante trêmula. Pulso : profundo, fraco e lento.


Princípio Terapêutico: Pela descrição da queixa principal e alguns relatos de outras desarmonias, é clara a Deficiência de Yin do Pulmão e  Rim e Deficiência de qi do baço com umidade. O princípio terapêutico é tonificar o yin do rim e do pulmão, tonificar o qi do baço e resolver a umidade.


Tratamento de base: P7 - R6  , VC4, VC17 , E36, BA6, R3 Acupuntura Sistêmica.
Foram utilizados em todas as sessões pontos da Craniopuntura de Yamamoto, que são chamados de pontos Masterkey, específicos para tratamento de rouquidão.

O tratamento foi realizado em sessões semanais (1 vez por semana) e após 7 atendimentos,  a paciente relata boa melhora na rouquidão.

A paciente realizou exames médicos específicos para avaliação dos nódulos nas cordas vocais após a 11ª sessão, os mesmos desapareceram.











Nenhum comentário:

Postar um comentário