domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo! Ano da Serpente!!! Bons presságios...

2013 é o Ano da Serpente de acordo com o Zodíaco Chinês. Começa a partir de 10 de Fevereiro de 2013 (Ano Lunar/Nova Festa da Primavera da China) e dura até 30 de Janeiro de 2014.
 
No Zodíaco Chinês, a Serpente é colocada após o Dragão, mas o seu lugar e seu significado como um símbolo de adoração é muito menor do que a do Dragão. Carrega os significados de malevolência e mistério, bem como, perspicácia, advinhação e capacidade de distinguir as ervas.
Durante o Festival da Primavera, as pessoas gostam de colar em suas portas e janelas, personagem de corte de papel "Fu" (felicidade), combinado com uma torção de cobra em torno de um coelho em suas portas e janelas, indicando riqueza.
 
Anos da Serpente
 
01/23/1917-02/10/1918 23/01/1917-10/02/1918
02/10/1929-01/29/1930 10/02/1929-29/01/1930
01/27/1941-02/14/1942 27/01/1941-14/02/1942
02/14/1953-02/02/1954 14/02/1953-02/02/1954
02/02/1965-01/20/1966 02/02/1965-20/01/1966
02/18/1977-02/06/1978 18/02/1977-06/02/1978
02/06/1989-01/26/1990 06/02/1989-26/01/1990
01/24/2001-02/11/2002 24/01/2001-11/02/2002
02/10/2013-01/30/2014 10/02/2013-30/01/2014
 
Horóscopo e Elementos da Numerologia
 
Wu Xing (cinco movimentos):  huo (fogo)
Relação Yin/Yang: Yin
Direções: nordeste, sudoeste e sul
Cores da sorte: vermelho, amarelo claro, preto.
Corem para se evitar: branco, dourado e marrom.
Números da sorte: 2, 8 e 9.
Evite: 1, 6 e 7.
Flores da sorte: orquídeas e cactus
Compatibilidade signo: galo e boi. Evite: tigre e porco.
 
Personalidade
 
A cobra está em sexto lugar de todos os animais do zodíaco chinês. As pessoas nascidas no ano da serpente são as mais intuitivas, mesmo mantendo-se mais caladinhas. Pessoas serpente representam o símbolo da sabedoria. São inteligentes e sábios, considerados grandes pensadores.

Saúde
 
Preferem viver uma vida pacífica e não gostam de ambiente com barulho. Ficam facilmente estressados quando suas vidas não são calmas.
Devem reservar mais tempo para relaxar e descansar depois do trabalho. Prestar atenção aos exageros quanto a alimentação , para preservar a saúde do intestino e estômago.
 
Carreira
 
Além de realizarem bons trabalhos , as pessoas Serpente precisam de atitude para ajudar na resolução de problemas, redução de carga de trabalho e desenvolvimento de negócios.
Grande senso de organização e gestão de tempo é palavra-chave. Normalmente são líderes, tendem ser muito exigentes consigo mesmo e com os outros.


Amor e família

A serpente  demora a encontrar seu par ideal e se entregar totalmente à relação. Pode se tornar possessivo, querendo que seu parceiro (a) viva somente para ele.

Os nascidos do ano da serpente tendem a ser ciumentos em especial com as pessoas da família.


E socialmente?

A serpente é encantadora e exala uma elegância simples. Geralmente é um bom amigo pra se ter conversas interessantes, com senso de humor afiado.

São pessoas generosas e gostar de mimar os amigos. Mas, quando está chateado com alguém , a mordida da serpente pode ser fatal...

Serpentes famosas

Charles Darwin, Elizabeth I, Picasso, Anne Frank, Mahatma Gandhi, Carole King, Abraham Lincoln, Edgar Allen Poe .


Esta foi apenas uma pequena ilustração do próximo ano. Curiosidades sobre o ano que se avizinha e que além de bons presságios,  desafios , obstáculos, mas que devem ser superados com a destreza da serpente.

Paciência, calma, sabedoria , serenidade e 2013 cheio de novidades.

Feliz Ano Novo. Até mais!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!!


 
 
Olá amigos, pacientes, familiares e todos que prestigiam este blog,
 
Agradeço por prestigiarem mais um ano minha caminhada, pelas leituras semanais, atendimento no consultório , mensagens , emails, enfim, agradeço por tudo.
 
Muita Luz para o Natal e Ano Novo: Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia e que a esperança seja um objetivo concretizado. No próximo ano, que seus sonhos lhe sirvam de inspiração para realizar e sentir que a vida é um presente iluminado que Deus nos deu. Que todos os dias do Ano Novo sejam iluminados para você e sua família. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
 
Fiquem com Deus, abraços e beijos fraternos,
 
 
Até mais!
 
Terapeuta Simone Felix
 
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Acupuntura na Gravidez, pode sim!








A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher. Sendo assim, a mamãe merece cuidados especiais, para que todos os momentos sejam plenos , felizes e tranquilos.
Este período não é uma doença e a maioria das mulheres não precisa de um tratamento regular. No entanto, a acupuntura pode ser uma excelente técnica  para tratar desarmonias comuns da gravidez. É relativamente indolor, não substitui o pré-natal e não existem efeitos colaterais adversos para a mãe ou bebê.


1º Trimestre
Fadiga, enjôo matinal , prisão de ventre, dores de cabeça e náuseas são muito comuns nessa fase.
Durante o primeiro trimestre, a acupuntura semanal é recomendada para  melhora nos sintomas de náuseas e vômitos. O tratamento durante o primeiro trimestre irá ajudar a criar um ambiente uterino que vai manter uma gravidez saudável.
Em muitas pesquisas, tem sido demonstrados efeitos imunomoduladores e pode auxiliar na microcirculação da placenta. Este efeito pode ser importante na redução do risco de rejeição pelo sistema imunológico da mãe, como os implantes do embrião e a gravidez está estabelecida.
O acompanhamento regular do pulso e tratamento regular com acupuntura, orientado para reduzir a ansiedade, oferece um apoio importante e reconfortante durante as primeiras semanas da gravidez.        
2º Trimestre
Azia, anemia, edema,  ganho de peso excessivo, hemorroidas, dor nas costas, pressão alta.   
Para muitas mulheres , este é o momento mais agradável da gravidez. Sua energia e apetite está melhorando, os primeiros sinais físicos começam a surgir , uma linda barriga e a consciência deliciosa dos movimentos do bebê.
Na Medicina Chinesa, a azia é frequentemente associada ao calor excessivo no estômago e pode ser eliminado com agulhamento de pontos específicos, geralmente localizado nos braços e pés.
Para grávidas diagnosticadas com anemia, os pontos utilizados podem estimular a nutrição do sangue. Fraqueza ou cansaço podem ser fortalecidos com uso de moxa.
As dores nas costas, irradiação ciática e dor pélvica  são comuns e resultado de dois fatores: o relaxamento das articulações promovido pelos hormônios da gravidez e o deslocamento da pelve pelo crescimento do bebê. A acupuntura é um meio seguro e suave no controle da dor.
As dores de cabeça e enxaquecas podem estar relacionadas com os hormônios da gravidez, ou mesmo, com o stress, tensão muscular ou  má postura.            A acupuntura alivia eficazmente a tensão muscular e pode ajudar a reequilibrar o desequilíbrio geral.
A constipação e as hemorroidas  são comuns na gravidez. A progesterona diminui os movimentos intestinais e muitas mulheres tem dificuldade em digerir o  ferro. Há vários pontos nos braços, pernas e topo da cabeça, que pode ajudar a estimular os intestinos e aliviar o desconforto das hemorroidas.            
A depressão pode aparecer nesta fase devido a alterações hormonais                ou até as circunstâncias pessoais. A acupuntura é excelente  no tratamento dos distúrbios do humor .
3º Trimestre
Dor nas costas, dor pélvica,  indução do trabalho de parto.
Na última fase da gravidez, a acupuntura tem a capacidade de aliviar a dor suavemente preparar o corpo para o parto. Durante este período, a grávida deve ser cautelosa e evitar levantar objetos pesados. Os ligamentos pélvicos estão amolecidos em preparação para o trabalho de parto combinado com a colisão do bebê, vai mudar o centro de gravidade fazendo com que a mamãe esteja suscetível às lesões nas costas.
Um tratamento muito efetivo na acupuntura é quando o bebê está sentado e está próximo à data do parto.  É feito com moxa e a técnica envolve a queima de Artemísia em um ponto nos pés, que faz com que o bebê vire e encaixe na posição correta para o nascimento. Para melhores resultados, esta técnica deve ser feita entre a 34ª e 36ª semana. A moxa promove a liberação  de hormônios que estimulam o útero a relaxar e  aumentar a movimentação do bebê. 
Por centenas de anos, a medicina chinesa tem apoiado as mulheres fisicamente antes do parto. A acupuntura facilita a progressão saudável dos principais marcadores físicos, tais como relaxamento pélvico, dilatação e contrações uterinas regulares.
Nascimento
O período pós natal refere-se as 6 semanas após parto diretamente, embora na medicina chinesa considera-se que o período de recuperação completa do parto é de até 12 semanas após o nascimento.
O bom atendimento nas 12 semanas após o parto, pode  ter um efeito profundo sobre a saúde da futura mãe, ajudando a prevenir padrões de deficiência que podem levar a problemas de saúde a longo prazo.
Após o nascimento,  a acupuntura pode ajudar a restaurar o equilíbrio em seus hormônios reprodutivos e lidar com quaisquer dores residuais e as dores do parto. É também uma maneira útil de tratar a ansiedade e a fadiga, que muitas mamães novas podem sentir.
 A mulher pode sentir:
Contrações uterinas
Sangramentos prolongados
Problemas na regulação do intestino e função urinária
Dor ou desconforto para amamentar
Depressão pós natal
Lactação insuficiente
Mamilos doloridos ou rachados
Pós Natal
O tipo de suplementação que  a acupuntura proporciona,  pode ajudar a promover as funções do corpo de cura para o pleno potencial. Ter um praticante de Medicina Chinesa para tratar a mulher após parto pode ajudar a compreensão de sua recuperação e pode recomendar a evitar desarmonias .
Emocionalmente , o período pós natal pode ser muito diferente da expectativa de muitas mães. Pode haver períodos de euforia como de melancolia. As oscilações hormonais podem contribuir para oscilação de humor. Depressão pós parto é o mais comum.
O diagnóstico chinês pode ajudar a compreender as necessidades dos cuidados individuais para a devida recuperação da mamãe, trazendo prazer extra para este período delicioso (desgastante e emocionante) dos primeiros contatos com o bebê.
Embora ainda seja temida por muitas grávidas, não se preocupe! Procure um bom profissional acupunturista tradicional e cuide-se, relaxe e aproveite dos benefícios das boas práticas da Acupuntura.
Boa sorte, boa hora, bom fim de semana!
Até mais!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TPM - Treinadas Para Matar??? Não!!! Frescura ou Lenda Urbana? Só uma fase...

Olá pessoal!


A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um conjunto complexo de sintomas que atinge milhões de mulheres.  É  classificada como uma síndrome, já que é um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (de uma a duas semanas antes da menstruação) e desaparecem nos primeiros dias do início do ciclo menstrual (geralmente de dois a três dias após o início da menstruação).

Estes sintomas podem incluir: inchaços, cólicas, dores nas mamas , fadiga, dor de cabeça, transtornos emocionais, compulsividade alimentar e  prisão de ventre.

Muitas pesquisas tem mostrado que até 80% das mulheres, durante sua vida reprodutiva, experimentarão algum sintoma da TPM.

Há  muitas formas de tratamento para cuidar de mulheres com sintomas de TPM.  Acupuntura, Fitoterapia, suplementos nutricionais, massagens e quiropraxia. Todos tem se mostrado eficazes para tratar mulheres que sofrem com a TPM.


Como a Acupuntura pode ajudar?



A Acupuntura auxilia no equilíbrio da circulação de energia (qi) pelo corpo através da inserção de agulhas em pontos específicos. Portanto, pode beneficiar o tratamento de qualquer sintoma que surja atráves de um bloqueio ou deficiência de energia. Muitos dos sintomas associados com a TPM ( como a irritabilidade ou mesmo a dor de cabeça), pelo ponto de vista chinês, é considerado bloqueio de energia. Um bloqueio de energia pode se manifestar nas emoções ( frustração, irritabilidade, tristeza) ou mesmo sintomas físicos ( cólicas, inchaço, sensibilidade).
O fígado em particular, é visto como o órgão responsável pelo fluxo de qi e é a chave para as oscilações de hormônios no sistema endócrino.
Relaxamento, dieta e exercício beneficiam o fígado e liberam a energia "presa". Por isso, não é incomum que seja recomendadas mudanças no estilo de vida em conjunto com a Acupuntura.
Reduzindo os desconfortos...
Aumenta o relaxamento e diminui as tensões;
Estimula nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva a liberação de esteróides naturais e endorfinas.
Redução da inflamação.


Dicas
Do ponto de vista nutricional , os alimentos que devem ser evitados são produtos que contenham cafeína e gorduras saturadas (induz resposta inflamatória e pode piorar os sintomas), sal em excesso (pode levar a retenção líquida), açúcar branco e leite (provocam calor interno e formação de mucosidade). Além disso , é recomendado comer quantidades adequadas de proteína ao longo do dia para preservar os níveis de açúcar no sangue.
Quiropraxia, yoga e massagem é ideal para alívio de cólicas menstruais.  Com o alinhamento geral do corpo,  ajuda os fluidos corporais a circularem, alivia possíveis pressões nos nervos. Estas práticas aliviam o stress e diminui a pressão física e emocional.

E o desejo incontrolável pelo chocolate, como fica?





Realmente , a vontade de comer doces aumenta muito neste período, que estão associados pelos baixos níveis hormonais e  diminuição de serotonina no organismo.

Comer o sagrado chocolatinho aciona áreas do cérebro associadas ao prazer. Ajuda melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mas, esta delícia deve ser consumida sem exageros. O chocolate amargo é o mais indicado, porque contém flavonóides que diminuem a oxidação de LDL, evitando o depósito de colesterol "ruim" na parede das artérias.

Para não cair em tentação entre as refeições, prefira o consumo de frutas como: maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco.


Não quero ver ninguém, isso é normal?


Ficar irritada, chorona e sem paciência é muito normal. Mas e a relação com as pessoas, filhos, marido, colegas de trabalho?

Muitos acham que a TPM não passa de frescura ou lenda urbana. Pode acreditar que não!

A compreensão de todos os que estão de fora, é fundamental.

Segue algumas dicas para filhos, maridos, chefes.. etc,

Maridos, namorados... ajam com muita tranquilidade e paciência, evite discutir problemas, fazer comentários sobre a TPM ou sobre aquela espinha no meio do nariz. Seja carinhoso, normalmente a mulher tem a diminuição da libido e não sente desejo sexual pelo parceiro. Mas, calma... isso passa.

Filhos sejam bonzinhos com a mamãe... não deixe a TV alta demais e façam todos os deveres.

Pedir aumento, demissão ou discutir o relatório com seu chefe não é muito bom nesse período. Você pode ter reações precipitadas. Evite ao máximo.

A TPM não pode servir como desculpa para qualquer irritação. Se você se identificou com estas situações, não deixe de procurar ajuda profissional e seguir uma terapia adequada.

Descanso, meditação e boa alimentação é um bom começo.


Boa semana a todos!

"Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder." (Lao Tsé)





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Além da Consciência Negra, hj tb é Dia do Biomédico!


Dia 20 de Novembro... Dia da Consciência Negra sim, dia de refletir sobre a História e Cultura Afro-Brasileira , coincide também com a data de morte do líder Zumbi dos Palmares.
Mas, há outra comemoração muito importante : é também o DIA DO BIOMÉDICO.

Porque a data  foi escolhida para comemorar o Dia do Biomédico?
No ano de comemoração dos 40 anos de profissão no Brasil, em 2006,  foi sancionado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a lei (Lei Nº 11.339, De 3 de Agosto de 2006), instituindo a data como Dia Nacional do Biomédico a ser celebrado em todo o território nacional. 
O autor da lei que foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Presidente é de autoria do também biomédico , deputado Lobbe Neto.  Lobbe , ressaltou a necessidade de reconhecimento por parte do governo para a categoria.


Como começou a profissão no Brasil?
O objetivo original da profissão , era a formação de profissionais para a docência nos cursos de Medicina e Odontologia, assim como, preparação de pesquisadores científicos.
Com a demanda das pesquisas científicas e consequentemente desenvolvimento da saúde humana, em 1966,  foi criado na criado na UERJ e UNIFESP, o curso de Ciências Biológicas- modalidade médica.
Somente na década de 80, com a criação dos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina e Biologia, houve o desmembramento das profissões biológo e biomédico, como profissionais distintos. A Biomedicina assim nasceu.


E o que o biomédico faz?
Embora muitos pensem que o biomédico só está nos laboratórios clínicos, a atuação é muito ampla:


Análises clínicas


Análises ambientais

Indústrias

Análises bromatológicas


Biologia Molecular, Genética , Reprodução Humana , Citologia Oncótica


Banco de Sangue


Acupuntura


Imagenologia


Coleta de Materiais

Estética 

Estas são as principais mas temos muitas outras, que também são atuação do biomédico.

Qual a formação do profissional?
O curso tem duração de 4 anos e as disciplinas da graduação são: Anatomia Humana, Genética, Biologia Humana, Bioquímica, Embriologia, Hematologia, Farmacologia, Fisiologia, Histologia, Imunologia, Imagenologia , Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Toxicologia, Saúde Humana, Citogenética e Biofísica.
Estágio mínimo de 500 horas  e  após formado deverá se inscrever no Conselho Regional de Biomedicina. A atuação dependerá da escolha de sua especialidade ou habilitação (varia de acordo com a área de escolha da Universidade, normalmente as especialidades são em Imagenologia e/ou Análises Clínicas.
Para complementar a sua formação, a profissional poderá escolher uma área para pós graduação (lato sensu ou stricto sensu).
Aqui está uma breve descrição de quão rica é esta linda profissão da qual me orgulho de fazer parte.
Parabéns a todos os profissionais biomédicos do Brasil pelo seu dia. Continuem com suas práticas ao bem da evolução científica !

Este é o juramento do biomédico, pra ser levado no coração.


" Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas.
Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina.
juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade.
Juro cumprir estes preceitos para poder usufrir da benevolência de Deus e da confiança dos homens. "

Boa semana amigos e colegas de profissão!


Fonte:   http://www.crbm1.gov.br/

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomedicina




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A primeira vez no acupunturista ... o que vai acontecer?


Compartilhei esta figura em minha página no Facebook e é muito interessante a reação das pessoas ao que esperar de uma sessão de Acupuntura. Uns manifestam medo, outros curiosidade e aos que já conhecem, sempre desperta reações novas. Tenho duas clientes que sempre dizem sentir uma relação de amor e ódio com as sessões. Morrem de medo das agulhas, mas saem sentindo-se renovadas. Engraçado!
Mas, o que de fato acontece na primeira sessão de acupuntura?
O primeiro passo é fazer uma avaliação , com os dados biográficos (nome, endereço, etc...), queixa principal ( o que te fez procurar pelo tratamento),
histórico familiar , estilo de vida, enfim, todos os dados necessários para iniciar o diagnóstico e tratamento.
O terapeuta pode perguntar sobre as medicações de uso frequente.
Muitas perguntas desta avaliação parecem não fazer muito sentido, com os sintomas relacionados e queixa principal.
Será feito também exame de pulso e língua, parte importante da consulta,  que fornece informações preciosas sobre o que está acontecendo no corpo.






Após observações de pulso e língua, o terapeuta fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento, que poderá ser com as agulhas ou não.

O terapeuta pode fazer também palpação de alguns pontos no tórax, abdomen, para uma avaliação mais minuciosa. Poderá consultar livros e mapas, para avaliar os melhores pontos a serem utilizados .

Os métodos escolhidos podem ser: moxabustão, sangria (http://biomedichina.blogspot.com.br/2012/10/lutadores-de-mma-se-rendem-pratica-de.html),guasha, auricolopuntura,  laser, eletro, massagem , fitoterapia , dietoterapia entre outros. Falaremos em detalhes sobre cada uma delas nos próximos artigos.

A pergunta que não quer calar... Vai doer?


As agulhas são finíssimas , como a espessura de um fio de cabelo,  estéreis e após o uso são descartadas. Normalmente não há dor, você pode sentir um leve choque, sensação de peso ou mesmo um calor local.

Mas, isso não quer dizer que você tem de sofrer calado... incomodou, doeu, fale ao terapeuta, que deve reacomodar a agulha no ponto.

O tempo de duração das agulhas inseridas no corpo são varíaveis, de acordo com o objetivo a ser atingido. Poderá permanecer de 15 min a 30 min dependendo do caso.

Ao retirar as agulhas podem ser observados sangramentos e hematomas.
Não se preocupe, por muitas vezes, não foi o erro do profissional. Sangramentos, principalmente, podem acontecer por excessos no canal e podem ser benéficos para restabelecer a energia.


Quantas sessões são necessárias?


Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento.
Para doenças crônicas é recomendado um número maior de sessões. Por muitas vezes somos supreendidos e a recuperação é rápida.
Terapeuta e paciente/cliente conversarão juntos sobre o processo até a alta.

Para melhorar a qualidade de vida e curso do tratamento, uma "lição de casa" é sempre indicada.  Exercícios físicos, respiração, dieta, indicação de ervas, enfim , todos os devidos auxiliares para a evolução do tratamento.


Recomendações


Após agendada sua avaliação , reserve 1 hora e meia para que seja feita a análise geral de seu caso e indicação do tratamento.
Não deixe de se alimentar antes da sessão. Evite somente balas, café e chá, uma hora antes da sessão. Estes alimentos podem mascarar a cor da língua.

Procure ir com roupas confortáveis e leves.

Fique calmo e aproveite que este momento é só seu. Tire todas as suas dúvidas e não deixe de perguntar.

Boa semana e agende sua sessão!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Conviver com a dor ? Nem pensar!


Nas últimas semanas, o assunto mais comentado foi a respeito do julgamento do mensalão. Dentre os destaques, o relator deste processo, o ministro do STF,  Joaquim Barbosa. Não só pelo seu brilhante desempenho em todo o desenrolar do caso, mas também por tornar público seu problema de coluna.

Não houve como não perceber, o incômodo e dores sentidas por ele ao trocar pelo menos três vezes de cadeira no plenário, os anúncios de suas decisões foram feitos em sua maioria, em pé.

O ministro sofre de Sacroileíte, processo de inflamação das articulações sacroilíacas, que ligam a região inferior da coluna a pelve. Há muitos anos convive com a dor. No último dia 29 de outubro, o ministro foi à Alemanha, Dusseldorf, para tratamento por PRP (plasma rico em plaquetas - método que consiste em injetar no local afetado, uma concentração de células reparadoras do próprio sangue do paciente).




Quantos de nós convivemos com algumas dores... Até quando esperar?

Usei o exemplo de Joaquim Barbosa, para ilustrar sobre a dor crônica.

Além dos tratamentos ditos "convencionais", como a prescrição de medicamentos, as pessoas podem tentar a acupuntura, numa tentativa de aliviar , tratar ou mesmo evitar a dor.
Ao contrário do que se pensa, a acupuntura não tem somente indicações para relaxamento. Normalmente, as pessoas procuram para tratamento de diversos tipos de dores. A dor nas costas é o mais comum, seguido da dor articular, dor de garganta e dor de cabeça.
E como a acupuntura age no corpo?
A acupuntura é uma terapia que é composta de várias técnicas, utiliza-se principalmente as agulhas para estimular pontos específicos no corpo. Estes pontos estão nos canais ou meridianos que carregam a energia (qi) por todo o corpo. Se houver diminuição ou bloqueio dessa energia, a doença acontece. Ao estimular estes pontos, a saúde e vitalidade é restaurada.
A inserção de uma agulha de acupuntura em pontos determinados, faz a liberação de "analgésicos naturais", chamados endorfinas. Esta liberação, proporciona alívio na dor.
Os benefícios são inúmeros como: redução da dor,  melhoria do sono, alívio da depressão e/ou ansiedade, diminuição do uso de medicamentos, melhora do humor e  disposição física.
Conquistar todos estes benefícios é a real qualidade de vida. A Acupuntura pode proporcionar tudo isso à você. Mas, milagre acontece do dia para a noite e a dedicação do paciente ao tratamento é necessária.
Após análise profissional, será indicado um número de ao menos de 10 a 12 sessões para efeito duradouro.  A meta é que seja feito uma manutenção regular e esta decisão é conjunta, do profissional com o paciente.
Pense a respeito e não conviva com a dor.
Boa semana, até mais!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lutadores de MMA "se rendem" a prática de acupuntura - um pouco sobre o método de Sangria

Olá amigos!



Fonte: Revista Época São Paulo

Em matéria publicada na Revista Época São Paulo (Abril/2012 - ed.48 - Vale quase tudo http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/vale-quase-tudo/#gallery-2), foi comentado a respeito da rotina dos lutadores de MMA, treinos pesados, jejuns e terapias. Dentre essas terapias, uma das escolhidas pela equipe do lutador Ricardo Galheta é a técnica de Sangria. Segundo o terapeuta Gilvan Alves, da equipe de Galheta, a punção com agulhas alivia as inflamações adquiridas no treino.

 
Qual a origem da Sangria? 

Para entendermos melhor o princípio da técnica, é preciso saber que nosso corpo contém 5 litros de sangue. Este sangue é bombeado por todo seu corpo em apenas 1 minuto. O sangue é vital e sua perda excessiva pode levar ao choque e morte. Felizmente, nosso corpo dispõe da maravilhosa coagulação que impede que isso aconteça.

A terapia é utilizada desde 2000 a. C pelos babilônios. Na época de Hipócrates   (séc V a.C), acreditavam que para restabelecimento da saúde e reequílibrio de
humores , seria necessário livrar o corpo dos excessos. Já que o sangue é considerado um dos maiores humores do corpo, este foi escolhido para ser eliminado.

Galeno , no séc II d.C, dizia que as doenças eram causadas por impurezas no corpo e para que houvesse cura , deveriam ser eliminadas por vômitos, dietas ou mesmo as sangrias. Defendia também que os ferimentos supurados eram benéficos, deixava-se inflamar totalmente e quando estava em processo de gangrena, se procedia a amputação.




Na Medicina Chinesa...





é utilizado a sangria em pontos de Acupuntura. Faz- se uma punção com agulhas específicas ou lancetas (como as usadas para teste de glicemia em diabéticos). Para alguns casos é necessário utilizar a ventosa para auxiliar a saída do sangue.

O método é utilizado em conjunto ou isoladamente do tratamento com agulhas.

A prática é indicada em casos de excesso de calor ou estagnação nos vasos. Tem função antitérmica, analgésica, anti-inflamatória e casos urgentes como hipertensão arterial, desmaios, convulsões, intoxicação, vômitos e diarreias agudas.

 É contraindicado em casos de deficiências de sangue, anemia, hipotensão, pessoas que façam uso de anticoagulantes, varizes e pacientes com constituição frágil.

 

 

CURIOSIDADE - Sangria com sanguessugas

Outro método comum para a sangria envolveu o uso de sanguessugas. Este tipo de verme pode sugar várias vezes seu próprio peso corporal em sangue e é muito mais seguro do que cortar uma veia aberta.
O uso medicinal comum da sanguessuga, Hirudo medicinalis, produz anticoagulantes e anestésicos em sua saliva, assim os pacientes sangram facilmente e geralmente não sentem nada durante o procedimento. Tradicionalmente usado em uma minoria de casos, sanguessugas, tornaram-se populares no século 19 e foi amplamente utilizado na Índia Antiga. Eventualmente, o processo foi abandonado pela maior parte, juntamente com outras formas de sangria. Sanguessugas são utilizadas atualmente em procedimentos cirúrgicos, particularmente após microcirurgias.     
 
CONCLUINDO...

A Sangria tem a propriedade de “limpar” o sangue , com possíveis agentes que possam causar intoxicação. A estagnação deste sangue também pode causar doenças. Já dizia o velho provérbio chinês “A água que flui e renova a vida no seu interior, a água parada deteriora” .

Como no caso dos atletas da reportagem citada, que utilizam a técnica para dores musculares, articulares e aumento de desempenho, pode ser usada também em lombalgias, dores de cabeça, diarreias e ativar a circulação.

 

Boa semana e até a próxima!

 





 

domingo, 21 de outubro de 2012

Como vovó já dizia... Os benefícios dos maravilhosos chás

Como vovó já dizia... toma um chá que você vai melhorar dessa gripe, menina! E não é que ela tinha razão? Ontem no mercado , fazendo as comprinhas do fim de semana, lembrei muito da minha vó Rosinha, quando na sua simplicidade falava: " Toma chá de boldo que faz bem pro fígado e de erva-cidreira que faz soltar pum". Verdade vó, quanta sabedoria! Escolhendo minhas ervinhas, vi um maravilhoso guia sobre o emprego dos chás e resolvi compartilhar com vocês.
Amora Folhas - Expectorante e evita queda de cabelo quando usado como emplasto na cabeça.
Alfazema - Aromático , estimulante, diurético e indicado para casos de asma.
Anis Estrelado - Aromatizante, digestão difícil, gases e antiespasmódico.
Ban Chá - Antioxidante, digestão e diurético.
Boldo do Chile - Diurético e protetor do fígado.
Calêndula Flores - Gripe, dores viscerais e cicatrizante quando usado como emplastro.
Camomila - Excitação nervosa, insônia, digestão e calmante para pele.
Carqueja - Má digestão, doenças do fígado e rins.
Cavalinha - Diurético , regulador dos rins, anti-inflamatório,  anti-acne, cicatrizante, tonificante e adstringente.
Chá Branco - Diminui inchaço, ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente a queima do estoque de gordura, protege o coração e combate o envelhecimento.
Chá Verde- Neutraliza os radicais livres, antioxidante e anti-inflamatório, ativa o sistema imunológico.
Chá Preto- Adstringente, antibacteriano, antioxidante, digestivo e estimulante nervoso.
Cravo e Canela - Digestivo, mau hálito, aromático e antigripal.
Erva Cidreira - Calmante e antiespasmódico.
Erva-doce - Gases intestinais, cólicas, estimulante geral e preparo de bolos.
Espinheira Santa - Gastrite, cicatrizante de úlceras gástricas e duodenais.
Guaco - Expectorante, descongestionante em sinusites, antiasmático, antireumático e antisséptico
nas feridas.
Hibiscus - Aromatizantes, antiespasmódico, diurético e laxante suave.
Hortelã - Tônico geral, antiparasitário, digestivo e mau hálito.
Jasmim - Digestivo e relaxante.
Melissa- Ansiedade, excitação nervosa e digestão difícil.
Salvia - Estomatite, coqueluche, esgotamento nervoso, inflamação da garganta e gengivas e tonficador cardíaco.
Sene Folhas - Laxante suave e regulador intestinal.
Modo de preparo: Para cada xícara de chá de água fervente colocar uma colher de chá de erva.
ESTE GUIA NÃO É UMA FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO OU RECEITUÁRIO
IGNORAR CUIDADOS MÉDICOS ADEQUADOS PODE CAUSAR DANOS À SUA SAÚDE.
Este guia foi retirado das indicações da empresa ChinaTown (www.chinatown.ind.br).
Bom chá! Boa semana!