quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TPM - Treinadas Para Matar??? Não!!! Frescura ou Lenda Urbana? Só uma fase...

Olá pessoal!


A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um conjunto complexo de sintomas que atinge milhões de mulheres.  É  classificada como uma síndrome, já que é um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (de uma a duas semanas antes da menstruação) e desaparecem nos primeiros dias do início do ciclo menstrual (geralmente de dois a três dias após o início da menstruação).

 
Estes sintomas podem incluir: inchaços, cólicas, dores nas mamas , fadiga, dor de cabeça, transtornos emocionais, compulsividade alimentar e  prisão de ventre.

Muitas pesquisas tem mostrado que até 80% das mulheres, durante sua vida reprodutiva, experimentarão algum sintoma da TPM.

Há  muitas formas de tratamento para cuidar de mulheres com sintomas de TPM.  Acupuntura, Fitoterapia, suplementos nutricionais, massagens e quiropraxia. Todos tem se mostrado eficazes para tratar mulheres que sofrem com a TPM.


Como a Acupuntura pode ajudar?

 


A Acupuntura auxilia no equilíbrio da circulação de energia (qi) pelo corpo através da inserção de agulhas em pontos específicos. Portanto, pode beneficiar o tratamento de qualquer sintoma que surja atráves de um bloqueio ou deficiência de energia. Muitos dos sintomas associados com a TPM ( como a irritabilidade ou mesmo a dor de cabeça), pelo ponto de vista chinês, é considerado bloqueio de energia. Um bloqueio de energia pode se manifestar nas emoções ( frustração, irritabilidade, tristeza) ou mesmo sintomas físicos ( cólicas, inchaço, sensibilidade).
 
O fígado em particular, é visto como o órgão responsável pelo fluxo de qi e é a chave para as oscilações de hormônios no sistema endócrino.
 
Relaxamento, dieta e exercício beneficiam o fígado e liberam a energia "presa". Por isso, não é incomum que seja recomendadas mudanças no estilo de vida em conjunto com a Acupuntura.
 
 
Reduzindo os desconfortos...
 
Aumenta o relaxamento e diminui as tensões;
Estimula nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva a liberação de esteróides naturais e endorfinas.
Redução da inflamação.


Dicas
 
Do ponto de vista nutricional , os alimentos que devem ser evitados são produtos que contenham cafeína e gorduras saturadas (induz resposta inflamatória e pode piorar os sintomas), sal em excesso (pode levar a retenção líquida), açúcar branco e leite (provocam calor interno e formação de mucosidade). Além disso , é recomendado comer quantidades adequadas de proteína ao longo do dia para preservar os níveis de açúcar no sangue.
 
Quiropraxia, yoga e massagem é ideal para alívio de cólicas menstruais.  Com o alinhamento geral do corpo,  ajuda os fluidos corporais a circularem, alivia possíveis pressões nos nervos. Estas práticas aliviam o stress e diminui a pressão física e emocional.

E o desejo incontrolável pelo chocolate, como fica?





Realmente , a vontade de comer doces aumenta muito neste período, que estão associados pelos baixos níveis hormonais e  diminuição de serotonina no organismo.

Comer o sagrado chocolatinho aciona áreas do cérebro associadas ao prazer. Ajuda melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mas, esta delícia deve ser consumida sem exageros. O chocolate amargo é o mais indicado, porque contém flavonóides que diminuem a oxidação de LDL, evitando o depósito de colesterol "ruim" na parede das artérias.

Para não cair em tentação entre as refeições, prefira o consumo de frutas como: maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco.


Não quero ver ninguém, isso é normal?


Ficar irritada, chorona e sem paciência é muito normal. Mas e a relação com as pessoas, filhos, marido, colegas de trabalho?

Muitos acham que a TPM não passa de frescura ou lenda urbana. Pode acreditar que não!

A compreensão de todos os que estão de fora, é fundamental.

Segue algumas dicas para filhos, maridos, chefes.. etc,

Maridos, namorados... ajam com muita tranquilidade e paciência, evite discutir problemas, fazer comentários sobre a TPM ou sobre aquela espinha no meio do nariz. Seja carinhoso, normalmente a mulher tem a diminuição da libido e não sente desejo sexual pelo parceiro. Mas, calma... isso passa.

Filhos sejam bonzinhos com a mamãe... não deixe a TV alta demais e façam todos os deveres.

Pedir aumento, demissão ou discutir o relatório com seu chefe não é muito bom nesse período. Você pode ter reações precipitadas. Evite ao máximo.

A TPM não pode servir como desculpa para qualquer irritação. Se você se identificou com estas situações, não deixe de procurar ajuda profissional e seguir uma terapia adequada.

Descanso, meditação e boa alimentação é um bom começo.


Boa semana a todos!

"Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder." (Lao Tsé)


 
 
 


Um comentário:

  1. Maravilhoso, muito bem explicado e de fácil entendimento! Parabéns!

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