Olá amigos,
Nos seres humanos, a transpiração é induzida pelo calor ou pelo exercício e faz parte da termorregulação. A hiperidrose primária é definida como transpiração excessiva, incontrolável, sem qualquer causa discernível. Envolve o mais geralmente as axilas, as palmas, e as solas. Os doentes gravemente afetados têm maceração cutânea e infecções microbianas secundárias; Suas roupas podem ser encharcadas, especialmente de hiperidrose axilar; E podem ser socialmente estigmatizados. O diagnóstico é baseado na história do paciente e sinais visíveis de transpiração excessiva.
Recentemente, a injeção intradérmica de toxina botulínica A tem se mostrado eficaz em pacientes com sudação gustativa (sudorese patológica em resposta à degustação de alimentos, também conhecida como síndrome de Frey e aqueles com sudorese axilar, suor palmoplantar, ou sudorese compensatória (transpiração em área circunscrita por falta de sudorese em outras áreas). A toxina botulínica A bloqueia a liberação neuronal de acetilcolina na junção neuromuscular e nos neurônios autonômicos colinérgicos.
Relato de Caso
A.P, paciente sexo masculino , 36 anos
Empresário
Desde a adolescência tem queixa quanto a quantidade de suor axilar especialmente na época do calor
Foi feita avaliação para a aplicação com a toxina botulínica do tipo A e na primeira sessão foi feito o teste de minor, conforme abaixo:
O teste de Minor ( teste de amido-iodo) descrito por Minor em 1928 ,é um teste qualitativo utilizado para avaliar a função sudomotora (sudorese). Uma solução de iodo é aplicada à pele e deixa secar ao ar. Uma vez seca, a área é polvilhada com amido de milho . A transpiração é então estimulada com a ajuda da pilocarpina .
Quando o suor atinge a superfície da pele, o amido e o iodo se combinam causando uma mudança da cor (amarelo -> azul escuro) permitindo que a produção de suor seja visualizada ativamente.
O teste pode ser usado como uma ferramenta diagnóstica para avaliar a sudorese ( hiperidrose )
A toxina botulínica pode ser injetada na pele em áreas do corpo afetadas pela hiperidrose. Isso ajuda a reduzir a transpiração nessas áreas, bloqueando os sinais do cérebro para as glândulas sudoríparas.
Cerca de 15-20 injeções são dadas nas áreas afetadas do corpo, como as axilas, mãos, pés ou rosto. O procedimento geralmente leva cerca de 30-45 minutos no total.
O efeito das injeções costuma durar vários meses, o tratamento pode ser repetido se necessário.
Foi recomendado ao paciente retornar após 20 dias da primeira sessão e o resultado comparativo foi esse:
Paciente está totalmente satisfeito e relata 90% de melhora no suor.
Se quiser saber mais e conhecer sobre a técnica, entre em contato conosco.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário