Os óleos essenciais são compostos aromáticos encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas. Eles são extremamente perfumados. Tem sido utilizados ao longo da história para uma ampla variedade de aplicações.
Os egípcios foram um dos primeiros a utilizar estes óleos na prática médica, tratamento de beleza, preparação de alimentos e cerimônia religiosa.
Olíbano, sândalo, mirra e canela foram considerados preciosidades nas rotas de comércio e às vezes eram trocados por ouro.
E assim, os óleos se tornaram populares em vários usos terapêuticos, entre gregos , romanos, chineses, indianos, até chegar a Europa, onde é amplamente utilizado até hoje.
Mas, hoje falaremos com mais detalhes sobre os benefícios de um óleo que tem inúmeras propriedades... o óleo essencial de lavanda. Aprendi alguns de seus benefícios com minha querida professora Silvia Ferreira e esta semana foi o que socorreu minha filha após ter se queimado.
Óleo essencial para queimadura? Pasmem, é isso mesmo!
Mais intrigante para mim, é que a descoberta deste benefício foi ao acaso pelo químico francês René-Maurice Gatefossé, após intensa queimadura em seu laboratório, colocou os braços em uma tina de Nox Ph232, mais conhecido com óleo essencial de lavanda. O alívio da dor foi imediato e a queimadura foi curada com muita rapidez , o que fez o pesquisar e deixar com legado o livro Aromathérapie, escrito em 1937.
Dr. Jean Valnet, médico francês, colega de Gatefossé, também estudou amplamente os benefícios dos óleos essenciais após a Primeira Guerra Mundial.
Em atendimento ao exército francês na Segunda Guerra Mundial, havia falta de suprimentos e medicamentos. Iniciou o uso dos óleos em lesões comuns e teve sucesso em combater infecções. Muitos soldados foram salvos somente com uso destes óleos.
Benefícios do óleo essencial de lavanda
Anti-séptico
Analgésico
Antidepressivo
Bactericida
Cicatrizante
Hipotensor
Efeito calmante e relaxante
Alívio da tensão
Depressão
Eficaz para dores de cabeça e enxaqueca
Melhora o sono
Problemas respiratórios, como asma e bronquite
Cólicas menstruais
Dores musculares
Para tratamento de pele, atua como revitalizante em casos de acne, furúnculos, queimaduras, feridas, psoríase, picada de inseto e também atua como repelente.
É um dos olhos mais versáteis para ter em casa, pela variedade de aplicações e usos.
Como pode ser utilizado?
Em vaporizadores, adicionados à óleos de massagem, cremes e loções, em compressas frias, gotas adicionadas em escalda-pés.
Lembrando que para queimaduras superficiais, o óleo essencial deve ser aplicado puro.
Fique sempre atento ao adquirir um óleo essencial, pode ser encontrado em forma de essência, o que não garante as mesmas propriedades.
Vivendo e sempre aprendendo! Espero que gostem!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário