segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Acupuntura no tabagismo - um pouco mais sobre o Método Chiapi

Olá amigos!

Falamos um tempo atrás sobre técnicas na Acupuntura para parar de fumar ((http://biomedichina.blogspot.com.br/2013/03/como-acupuntura-pode-me-ajudar-parar-de.html) e neste artigo , daremos foco para o Método Chiapi. Saiba mais sobre esta técnica simples e de muito resultado.





O método Chiapi para parar de fumar consiste em agulhar dois pontos de acupuntura situados nas faces laterais do nariz. Estes correspondem aos pontos no 10 da rinofacepuntura (reflexologia comparada à auriculoterapia, mas com pontos situados no rosto) e à estimulação da Vesícula Biliar. Esta técnica veio do Vietnam onde é usada  para o tratamento de desintoxicação pelo ópio (NT).


Efeitos

O agulhamento do ponto Chiapi elimina a necessidade de fumar desde a primeira sessão em 80% dos casos.  Alguns casos necessitam de 2 ou até 3 sessões. Tudo acontece como se desligássemos um interruptor que corta o circuito da dependência tabagística. A necessidade sendo suprimida não ocorrem os sintomas de abstinência, difíceis de serem suportados e normalmente responsáveis por um grande número de recaídas. Este método exercendo uma desintoxicação pura e simples, o ex-fumante não ressente a irritabilidade, nem a obssessão, nem os fenômenos de compensação pela comida ou álcool, evitando assim a maioria dos incovenientes do desmame, principalmente o aumento do peso corporal.
Diferença entre vontade de necessidade de fumar
O método Chiapi elimina a sensação de falta, ou seja, a necessidade de nicotina. Mas ele não corta totalmente a vontade.
Necessidade de fumar: é devida à nicotina e se traduz por irritabilidade e impaciência. A pessoa em abstinência se sente como um “leão na jaula”.
Vontade de fumar: ocorre mais pelo hábito de consumir ou de se comportar com o cigarro e pode ser comparado à um capricho (a mesma vontade de tomar um suco, ou um chocolate…)
O fato é que a acupuntura elimina a síndrome de abstinência (necessidade) e o indivíduo não sente a irritabilidade, nem a obssessão e, portanto, não enfrenta maiores dificuldades em relação à vontade de fumar.

A sessão

 Insere-se uma agulha de cada lado do nariz. A sensação é um pouco desagradável mas não dolorosa, um pouco como se tivesse recebido a picada de um mosquito. O reflexo de lacrimejamento é um bom prognóstico. As agulhas ficam inseridas aproximadamente por 15 minutos depois, para reforçar a estimulação do ponto, são estimuladas manualmente durante 3 a 5 segundos antes de serem retiradas.

 A quem se destina
Não há nenhuma contra-indicação (nem mesmo gestantes). Este método se destina a qualquer pessoa que decida parar de fumar. Não importa a quantidade nem há quanto  tempo em que a pessoa fuma.

A decisão de parar de fumar
Tem gente que para porque está preocupada com a saúde, outras porque o preço do cigarro compromete o orçamento familiar e outras porque o uso do tabaco se torna insuportável. Todas as razões são boas a partir do momento em que nos fazem decidir por parar de fumar.

O hábito de fumar e a decisão de parar se distinguem em 3 períodos:
1) Período Azul:
Dura de 5 a 10 anos mais ou menos. A pessoa começa a fumar; todos os cigarros são bons, não há nenhuma vontade de parar de fumar. Fumar se constitui num ato de compartilhamento, conviviabilidade e uma identificação com um grupo.

2 )Período Cinza:
Após 5 à 10 anos, os cigarros perdem o sabor. Somente 3 à 4 cigarros no dia são fumados com prazer, frequentemente após o café, pela manhã, após uma refeição e em momentos de descanso. A pessoa se queixa do cheiro do cigarro, da pele acinzentada, da falta de fôlego e da dependência, mas não tem coragem de parar.  Por hábito, por negligência ou inquietude em se separar do cigarro, pode-se continuar a fumar 10, 20, 30, 40 anos ou mais antes de decidir por parar.

3) Período Arco-Íris:
É o click: um belo dia, a pessoa se dá conta que está cansada de ser escrava, cansada de gastar uma fortuna em cigarros, cansada de não escutar as crianças que pedem pra parar de fumar, cansada de não ter fôlego ao menor esforço, cansada de sentir a espada de Dâmocles acima da cabeça, que a lembra sem parar os riscos para a saúde.  O dia em que se diz que não há mais necessidade do cigarro para ser feliz ou que se sentirá melhor sem os cigarros significa que se está “maduro” para parar. Seja uma parada repentina ou programada para uma data específica, às vezes simbólica (dia do aniversário, por ex), este é sempre o dia da vitória contra o tabaco. Porque à medida que os dias passam, depois os meses e os anos, mais se sente feliz por ter parado de fumar.


Fonte:

Apresentação do Método Chiapi - Dr. Yves Réquéna
Tradução : Profª Silvia Ferreira

92 comentários:

  1. Ola Simone! Parabens pelo blog, acompanho sempre, muito bom!
    Sou acupunturista de Porto Alegre. Gostaria d ter o mapa da rinofacepuntura eduardozhenjiu@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, obrigada por seu comentário e por acompanhar sempre. Não tenho o mapa propriamente, mas tenho um material sobre rinofaciopuntura que pode ser interessante pra vc. Enviarei por email. Abraços, boa semana!

    ResponderExcluir
  3. olá Simone, Gostaria d ter o mapa da rinofacepuntura , é possivel? obrigado
    akihikomiyazaki@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Simone, me interessei muito sobre o método Chiapi. Você poderia me enviar o material sobre rinofacepuntura que possui. Meu email é gle.elache@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Simone,
    Acompanho seu blog e os temas abordados são excelentes, parabéns!
    Você poderia me enviar o material sobre rinofacepuntura para o meu e-mail: claudiazanolo@yahoo.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Simone,

    Também gostaria de obter o material de rinofacepuntura, se possível, me envie por e-mail.
    bruna_eloisa@globo.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Simone! Também poderia me enviar o material sobre rinofacepuntura? Meu e-mail flavi_vilela@hotmail.com
    Muito interessante os temas abordados!! Parabéns!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. boa tarde simone, tambem gostaria de receber o material sobre rinofacepuntura
    meu email e angelapurim@yahoo.com.br
    bjus obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Simone, parabéns pelo blogue. Gostaria de receber o material de rinofacepuntura. Meu email é patricia.melloss@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Simone, parabéns pelo blog. Sou Terapeuta Holística e trabalho com acupuntura no interior do estado do RJ. Você poderia enviar para meu e-mail o material de rinofacepuntura? Meu e-mail é: espacoholistico.contato@gmail.com meu nome: Miryan Chagas. Grata!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Simone! Adorei o seu blog assim que os temas evocados. Poderia enviar-me o material sobre rinofacepuntura? O meu nome é Luisa Ferreira, e O meu email é:
    litita@iol.pt
    Parabens pelo seu blog e Obrigada...

    ResponderExcluir
  12. Olá Simone! Sou acupunturista e estou fazendo uma pesquisa sobre protocolos para tratamento do vício do cigarro. Achei super interessante seu blog. Gostaria muito de receber o material sobre rinofacepuntura. Meu e-mail: vaneide.vanluc@gmail.com. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vaneide! Obrigada por seu comentário. Material enviado por email. Continue nos acompanhando.
      Abraços, até mais!

      Excluir
  13. Ola, meu nome é Chaman. Acabei de parar de fumar e gostaria muito de receber o material sobre rinofacepuntura. Estudo acupuntura e me interesso muito pelo assunto . Grato .Meu email é glassmarimba@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. oi si to acompanhando seu blog o máximo se puder me ajudar!!apesar q vc ta ajudando vaaaaarios!!!! agradeço desde ja e desculpe me pelo transtorno fica c Deus!!!

    ResponderExcluir
  15. oi si to acompanhando seu blog o máximo se puder me ajudar!!apesar q vc ta ajudando vaaaaarios!!!! agradeço desde ja e desculpe me pelo transtorno fica c Deus!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Cris,

    Muito bom saber que pude contribuir com sua dúvida. Se quiser saber mais sobre o Método entra em contato comigo que falaremos mais a respeito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, gostei muito do assunto e acho que podemos auxiliar muitas pessoas a deixar este vício. Gostaria de receber o material sobre rinofacepuntura. Meu email e ricardopelliccioni@gmail.com. desde já agradeço e parabenizo pelo blog

    ResponderExcluir
  18. Olá adorei seu blog,sobre tabagismo,sou de guarujá,gostaria de receber esse material. Rinofacecuntura,seria agradecida !
    lainylia@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. n.silva.dr@gmail.com, seria possivel arranjar o material sobre rinofacecuntura. agradecido.

    ResponderExcluir
  20. Sou de Goiânia. Meu nome é Glaucia. Gostaria de obter o material tambem. Email ggimplantes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber onde poderei encontrar encontrar este tratamento em goiania..obrigado.ze.titom@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber onde poderei encontrar encontrar este tratamento em goiania..obrigado.ze.titom@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário, mas não sei te informar sobre profissionais que atendam a técnica em sua região. Vou procurar saber e te envio um email se localizar alguém preparado a te atender.

      Excluir
  23. Olá, Simone, PARABÉNS por seu trabalho. Tenho interesse em receber este material por email (claudiocotta@yahoo.com) também. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, material enviado em seu email. Grata pelos comentários e por acompanhar o blog. Boas festas!

      Excluir
  24. Parabéns Simone! Excelente blog! Por favor, compartilhe o material de rinofacepuntura comigo! Grata!
    simoneterapeuta2013@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, material enviado em seu email. obrigada por seu comentário. Continue nos acompanhando. Boas festas!

      Excluir
    2. Olá Simone, preciso também de material sobre rinofacepuntura e tambem sobre o método. Comprei um monte de livros e nenhum fala. E Já estou usando o métodos em pessoas voluntárias. Se puder me conseguir algo, meu trabalho final é sobre o método: neidecamargo@msn.com.
      Agradeço.
      Dulcineide

      Excluir
    3. Neide, boa tarde!

      material enviado em seu email, muito obrigado por seu comentário

      Excluir
  25. Boa tarde.. ótima matéria .. sou estudioso de acupuntura. Se puder me enviar o material de rinofacepuntura que tem agradeceria muito. Tenho alguma coisa sobre anti-tabagismo com tecnicas de auriculopuntura em curso realizado em SP-Capital. Se tiver interesse lhe envio. Grato - Norberto >> nggrassi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norberto, material enviado em seu email. Grato por seu comentário e por acompanhar o blog. Por gentileza, me envie sim, gosto muito dos microssistemas, em especial, auriculo e cranio. Abraços, boas festas!

      Excluir
  26. Boas, sou eletrocupunturista, gostei do blog, agradecia se pudesse enviar-me o material de rinofacepuntura que tem. o meu email: (linofreire18@gmail.com). grato pela atenção

    ResponderExcluir
  27. Olá, muito bom o artigo. Estou estudando acupuntura e sou tabagista. Poderias me enviar o material (lfgracia86@gmail.com)? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostei muito do artigo,você poderia me enviar o material de rinofacepuntura para o meu email?
    elianieba@yahoo.com.br
    Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliani, boa tarde!

      Agradeço por seu comentário. Enviarei o material em seu email. Continue nos acompanhando no blog e curta nossa fanpage no Facebook www.facebook.com.br/Biomedichina

      Excluir
  29. Gratidão!!
    Olá, gostei muito do seu blog, muito rico em informações,você poderia me enviar o material de rinofacepuntura e caso tenha algo mais sobre o método Chiapi, por email?
    aymar_rodrigues@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Thais,


      Agradeço por seu comentário. Enviarei o material em seu email. Continue nos acompanhando no blog e curta nossa fanpage no Facebook www.facebook.com.br/Biomedichina

      Excluir
  30. Bom dia Simone! Estava pesquisando sobre métodos antitabagismo e cheguei ao seu blog. Parabéns pelo trabalho. Sou estudante de acupuntura e gostaria de receber o material de rinofacepuntura. Meu email é madukarmo@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Boa tarde!

      Agradeço por seu comentário. Enviarei o material em seu email. Continue nos acompanhando no blog e curta nossa fanpage no Facebook www.facebook.com.br/Biomedichina

      Excluir
  31. Simone, Tb gostaria de receber o material de rinofacepuntura, sou acupunturista e estou pesquisando sobre o assunto. Desde já agradeço. Segue meu e-mail cristffranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Simone, Tb gostaria de receber o material de rinofacepuntura, sou acupunturista e estou pesquisando sobre o assunto. Desde já agradeço. Segue meu e-mail cristffranca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, boa tarde!

      Material enviado no seu email. Continue nos acompanhando pelo blog e também pelo Facebook e Instagram. Obrigada!

      Excluir
  33. Olá Simone, como vai? Estou terminando minha pós em acupuntura e minha mãe é fumante há muitos anos. Gostaria muito de poder ajudar ela e outras pessoas a largar esse inimigo que é o cigarro. Estou muito interessada em saber mais sobre essa técnica, já tentei achar mais coisas mas não é algo muito conhecido. Você poderia me passar algum material? Meu e-mail é acsm.santana@gmail.com Agradeço muito pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por seu comentário e por nos acompanhar. Enviarei em seu email o material.

      Obrigada,

      Excluir
  34. Olá Simone, sou acupunturista, e desejo conhecer esse metodo pois já trabalho com tabagistas.
    Obrigado!
    davidrodf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por seu comentário e por nos acompanhar.
      Como indiquei a leitora Ana Carolina, darei uma consultoria on line sobre o método Chiapi. Se quiser participar, me informe. Obrigada.

      Excluir
  35. Olá, sou Viviane, também gostaria de receber o material de rinofacepuntura, meu email é viviane.acupuntura@hotmail.com.
    Obrigada!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, boa tarde!
      Enviado material em seu email. Obrigada!

      Excluir
  36. ADOREI O SEU BLOG,PODE ENVIAR TODO O SEU MATERIAL PARA PARAR DE FUMAR.EMAIL joaomoura1969@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  37. olá Simone, Grata por toda a informação do blog.
    Gostaria também de receber o material de rinofacepuntura.
    pode enviar para neliadreis@gmail.com?
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nélia, boa noite!

      Material enviado ao seu email.
      Obrigada.

      Excluir
  38. Boa noite,

    procuro fazer o tratamento na ilha da madeira. Pode me aconselhar alguna clínica ou especialista nesta área?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Agradeço pelo comentário.
      Infelizmente não conheço nenhum colega na Ilha da Madeira.
      Se souber de alguém te informo, obrigada

      Excluir
  39. Olá gostei muito do blog e gostaria muito de receber o material pois tenho muitos clientes e amigos querendo parar de fumar e tendo muitas dificuldades acho que poderei ser muito útil esse método de rinofecepuntura obrigada pela atenção meu e-mail nelcimurari@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rosenildo,

      Material enviado ao seu email, espero poder contribuir com o tratamento dos seus amigos.
      Obrigada

      Excluir
  40. Olá Simone sou acupunturista mas não tenho o material da rinofecipuntura, gostaria muito de te-lo tem como vc mandar p o meu email por favor? Muito obg. rennan.06@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. BOA TARDE, ME CHAMO LUANA SOU DO INTERIOR DE SÃO PAULO, ADOREI A MATERIA E FIQUEI SUPER INTERESSADA EM CONHECER MAIS SOBRE O ASSUNTO, PODE ME ENVIAR TAMBEM O MATERIAL POR EMAIL, SOU FISIOTERAPEUTA E ACUPUNTURISTA, OBRIGADA luana.esteticista@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luana,

      obrigada por seu comentário.

      Material enviado ao seu email. Boa sorte com seus pacientes

      Excluir
  42. Boa tarde Simone. Gostaria de possuir material da rinofecipuntura. Se possível favor enviar para a.ferro@sapo.pt. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Toze,

      Material enviado ao seu email. Pratique bastante e será uma excelente técnica para atendimentos. Agradeço por seu interesse e dedicação.

      Excluir
  43. Olá Simone boa tarde, também gostaria de receber o material ref. à rinofacepuntura, queira por gentileza enviar no meu e-mail: juliosimoes@hotmail.com, grato Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Julio,

      Material enviado ao seu email.
      Agradeço por seu comentário. Obrigada

      Excluir
  44. Ola Simone, parabéns pela matéria, bem esclarecedora. Gostaria de saber mais a respeito do método. Poderia compartilhar o material de rinofacepuntura e mapa?
    Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Allyne!
      Muito obrigada por seu comentário.
      Por gentileza, poderia me informar seu email e te envio o material, grata

      Excluir
  45. Bom dia, gostaria de saber mais sobre rinofacepuntura, poderia enviar material e mapa para meu e-mail? lanasoares@ibest.com.br. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário Eliana.
      Material enviado em seu email. Obrigada

      Excluir
  46. Ola, Simone. Parabens e obrigada por sua materia. Voce poderia me enviar, via e-mail, mais informacoes e o mapa sobre rinofacepuntura pois me interessei muito sobre o assunto. Ja agradeco. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Shirley, muito obrigada por seu comentário.
      Material enviado em seu email

      Excluir
  47. E-mail ( Shirley Oliveira): shirleyoly@yahoo.com

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, gostaria de saber mais sobre a rinofacepuntura, poderia enviar mapa e material para o meu email cleoribeiro61@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cleo, muito obrigada por seu comentário.
      Material enviado em seu email. Obrigada

      Excluir
  49. Bom dia!! Gostei da técnica, poderia me enviar o material dmpertile@gmail.com...agradeço desde ja!

    ResponderExcluir
  50. Estou fazendo pos em acupuntura e gostaria do material de rinofacepuntura.titanegodoy@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Titane,

      parabéns por sua decisão de iniciar uma pós maravilhosa na MC.
      Material enviado em seu email

      Excluir
  51. Boa tarde
    Vc poderia me enviar o mapa de rinofacepuntura por favor
    paulabarcalobre@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Paula,

      Obrigada por seu comentário,

      material enviado em seu email. Obrigada

      Excluir
  52. Bom dia!

    Você poderia me enviar o mapa? Achei muito interessante essa matéria!

    anapaulapucci@yahoo.it

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, boa tarde!

      Enviado em seu email, obrigada pelo comentário

      Excluir
  53. Olá Simone, gostei muito do artigo,você poderia me enviar o material de rinofacepuntura para o meu email?
    simonedutra10@gmail.com

    Gratidão.

    ResponderExcluir
  54. Olá Simone, bom dia!! Sou acupunturista e reflexologista na cidade de Divinópolis-MG. Gostaria de receber um mapeamento facial... Estou seguindo seu protocolo, pois, parece bastante interessante! Forte abraço, Antonio Toledo. Insta: @antoniomterapia email: toledo.arcos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Oi Simone, parabéns pelo seu blog. Continue a postar estes conteúdos tão bons. Se puder, me envia o material para o meu email:laumira13@hotmail.com. Grata

    ResponderExcluir
  56. Olá Simone, gostaria de saber mais sobre o método Chiapi. Você poderia enviar o material sobre rinofacepuntura. Meu email é neliadreis@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pela matéria no blog, poderia me enviar o material sobre rinofacepuntura? Meu email é clinicafisioterapica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Sou Erika, clinicafisioterapica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Hola Simone. Muy buen material, sería tan amable de compartirme información acerca de la rinofacepuntura a mi correo hdcb13@gmail.com.
    Muchas gracias

    ResponderExcluir
  60. Olá Simone, boa noite!! Sou acupunturista em Brasília. Gostaria de receber um mapeamento facial. wapguedes@gmail.com

    ResponderExcluir