domingo, 27 de dezembro de 2015

Quero dormir... Xô Insônia! O que a Medicina Chinesa diz sobre isso!

Olá amigos!









Nada mais chato do que uma noite mal dormida.

O corpo dói, cabeça pesada, mal humor e vários sinais aparecem após uma noite de sono agitado ou mesmo sem sono.

A insônia é a incapacidade de dormir o sono suficiente , dificuldade em adormecer ou ser incapaz de manter o sono durante toda a noite. Isto leva à fadiga, alerta mental diminuído e concentração durante o dia. Devido a causas temporárias, como jetlag, doença, estresse ou beber muito café. 

Além disso, a falta de sono adequado pode causar sérios problemas de saúde.

A insônia crônica em ultima analise pode acarretar sinais e  sintomas da fibromialgia e contribui para o estresse cardiovascular, sendo considerado um dos maiores indíces de  acidentes de carro causados ​​por pessoas caindo adormecido ao volante.

Quando ocorre quase todas as noites e dura um mês ou mais, então você deve procurar ajuda.


Medicina ocidental e Medicina Tradicional Chinesa, têm diferentes abordagens para a insônia.

 Para médicos ocidentais,  é a incapacidade de dormir tranquilamente. Se não há nenhuma razão física óbvia, tal como a dor,  irá normalmente ser vista como um problema emocional, como o estresse, a ansiedade ou depressão. Um paciente com um caso leve de insônia é dito para "relaxar mais, cortar na cafeína, tomar um banho quente ou leite morno antes de dormir." Para insônia crônica, a resposta usual é remédios para dormir ou anti-depressivos.

De acordo com a Medicina Chinesa , dificuldade em adormecer significa que o corpo tem acumulo de calor ou patógenos; sono agitado significa que o corpo tem tanto acúmulo de patógenos e determinados aspectos de deficiência; que faz o indivíduo despertar do sono facilmente e dificuldade para voltar a dormir são simplesmente deficiência geralmente visto em uma deficiência de  baço e coração. Quando associado a sinais como distensão abdominal, desconforto gástrico, arrotos e falta de apetite,a insônia é geralmente devido aos transtornos de baço e estômago .Distúrbios cardíacos também podem aparecer com sintomas como sono agitado, tonturas, dor de cabeça e esquecimento; freqüentes pesadelos, timidez, irritabilidade e suspiros, estão associados a distúrbios do fígado e da vesícula biliar.
Pessoas com desarmonia do rim / coração pode ter tinidos, palpitações, fraqueza na região lombar, sentir-se tonto, e rubor malar. Esta última característica pode aparecer também em mulheres em período da menopausa.

Os tipos mais comuns de insônia são:


Sono e sonhos agitados-: Pesadelos normalmente indicam um distúrbio em vesícula biliar. Sonhos em que se está em mais de um lugar, andando em um labirinto, revivendo os aspectos do trabalho ou nossas relações são geralmente devido a um desequilíbrio Baço / Coração. Pessoas com esse problema dizem: "eu não consigo desligar."

Dificuldade em adormecer: Esta geralmente está relacionado a uma condição de excesso do fígado ou do fígado e vesícula biliar. As pessoas ficam acordadas, jogando, mexendo no celular e não pegam no sono.

Acordar facilmente: Muitas pessoas podem adormecer facilmente, mas depois  acordam horas mais tarde e tem dificuldade para voltar a dormir novamente. Podem ser acordado por uma hora ou mais, ou não conseguir voltar a dormir. Essas pessoas têm um padrão de deficiência, muitas vezes, uma deficiência do coração / baço.

Acordar em um momento específico a cada noite: Por exemplo, algumas pessoas acordam regularmente até às três horas da manhã. Na Medicina Chinesa, a energia do corpo (Qi) circula através dos doze principais meridianos ao longo de um período de 24 horas. Cada meridiano refere-se a um órgão interno. Se uma pessoa acorda ou tem alguns sintomas incomuns ao mesmo tempo todos os dias, é provável que haja um desequilíbrio no sistema do órgão que é "destaque" no que hora do dia.
 Picos de energia no meridiano do fígado às 3:00 da manhã, razão pela qual as pessoas costumam acordar depois. Problemas de fígado pode resultar de raiva não expressa, provocando estresse , estagnação de Qi, e Fogo do Fígado.


Outros sintomas: Quando um terapeuta de medicina chinesa avalia problemas de sono do paciente, ele pesquisa as possibilidades, procurando por outros sintomas que são característicos de uma doença particular. Por exemplo, pessoas com o padrão de Fogo do Fígado ficam com raiva facilmente, e têm sinais de calor, como um rosto vermelho,  urina escura e fezes secas. Pessoas com deficiência de Baço / coração tendem a ser esquecido, tem falta de concentração, se sentem muito cansadas, e estão sempre preocupadas com alguma coisa. Pessoas com uma desarmonia do rim / coração pode ter tinido, palpitações, fraqueza na região lombar, sentir-se tonto, e se ruborizar facilmente.Praticantes da medicina chinesa também examinam línguas de seus pacientes e sentem o pulso para mais indicações de que determinado padrão é predominante.


Todo mundo quer dormir bem e ter bons sonhos todas as noites.Ninguém quer insônia, mas algumas pessoas têm sofrido com ela por um longo tempo. Na minha prática, os pacientes chegam com estas queixas todos os dias: "Eu só dormi duas horas por noite durante sete anos.""Eu não tenho dormido bem durante 15 anos desde o meu divórcio"."Tomo remedio para dormir por anos. Tudo começou quando a nossa empresa faliu." "Eu fui diagnosticado com fibromialgia, e meu médico disse que minhas dores e as dores estão relacionadas com o meu distúrbio do sono. Pode fazer alguma coisa?

Sim, com certeza tem solução.

O tratamento indicado pela MTC é Acupuntura associada a Fitoterapia e indicação de alimentos de acordo com a queixa individual (Dietoterapia Chinesa).

A associação das técnicas é muito importante no tratamento da insônia.  Relaxamento e / ou meditação é muitas vezes recomendada, a fim de acalmar a mente. Os efeitos dessas práticas são cumulativos e quanto mais se trabalha em relaxar a mente o mais fácil será relaxar durante a tentativa de pegar no sono

.
Mudanças no estilo de vida são  necessárias. Se a insônia é causada por estresse excessivo relacionada ao trabalho, família ou problemas emocionais, estas questões devem ser discutidas. Prática de relaxamento juntamente com os efeitos de relaxamento de tratamento de acupuntura vai ajudar a lidar com os efeitos do stress e tumulto emocional prolongado. Comer tarde da noite deve ser evitado e se outros fatores dietéticos estão contribuindo para a insônia, mudanças na dieta devem ser feitas.

Boas práticas antes de dormir são a chave para o tratamento da insônia:

- Manter horários de dormir e acordar em uma programação constante.


- Recomenda-se uma leitura , atividade relaxante até o sono chegar, em seguida, ir para a cama

.
- Exercício e permanecer ativo durante o dia. Pelo menos 20 a 30 minutos de exercícios vigorosos diariamente, pelo menos, de cinco a seis horas antes de deitar. Exercitar muito perto da hora de dormir é muito estimulante.



- Evitar os estímulos antes de dormir também é importante (cafeína, drogas e estimulação visual até mesmo excessivo de TV). A cafeína depois do almoço, bem como o uso de nicotina, pode mantê-lo desperto durante a noite. Álcool, embora possa inicialmente fazer você se sentir sonolento, pode causar sono agitado e freqüente despertar durante a noite. Na MTC, o alcool provoca aquecimento. O calor agita o coração e o fígado, que afeta negativamente a qualidade do sono.


- Aprenda a relaxar. Um banho morno ou música suave, calmante pode ajudar a se preparar para o sono. A massagem também pode ajudar a relaxar. Tai Chi, Qi Gong, Yoga e meditação são muito úteis para acalmar a mente e o corpo.


- Se a fome te mantém acordado tente fazer  um lanche leve (uma pequena porção de alimentos de fácil digestão). Evite refeições pesadas antes de dormir.

Não deixe que os efeitos da insônia ter impacto na sua vida. Procure tratamento eficaz com Medicina Chinesa o quanto antes. Quanto mais cedo você começar o tratamento , mais cedo você estará desfrutando de uma noite de sono repousante.


Boa sorte, estou a sua disposição.

Até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário