sexta-feira, 3 de julho de 2015

Diabetes e Acupuntura


Olá amigos!

Hoje falaremos da Diabetes Mellitus e o tratamento com Acupuntura.






O que é diabetes?

A diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no Brasil. A morbidade e mortalidade associadas com a doença é significativa e deriva principalmente de complicações de hiperglicemia persistente. Esta hiperglicemia tem sido mostrada para levar a complicações vasculares, tais como a arteriosclerose, glomerulosclerose, e retinopatia. Neuropatia diabética, caracterizada por dor e parestesias, está entre as complicações mais frequentes de longa data diabetes, mal controlada e é frequentemente associada com uma redução na atividade física e com distúrbios do sono. 

Terapias ocidentais ou convencionais para diabetes foram voltado para regulação de glicose no sangue com uma combinação de modificação da dieta, insulina e / ou medicações orais, perda de peso, quando apropriado, e exercícios. Embora a medicina ocidental e medicina tradicional chinesa (MTC) compartilham os objetivos de tratamento para reduzir os sintomas e prevenir complicações, suas abordagens para conceituar, diagnosticar e tratar a doença são muito diferentes. 


 Diabetes e a Medicina Chinesa


A língua chinesa inclui dois termos para diabetes. O nome tradicional, Xiao-ke, correlaciona-se estreitamente com diabetes na maioria dos casos. Síndrome Xiao-ke significa "desperdício e sede." O termo mais moderno, Tang-niao-bing, significa "doença da urina de açúcar." A referência a diabetes pelo termo tradicional aparece nos textos mais antigos, incluindo o primeiro texto médico na história chinesa , Huang Di Nei Jing, ou do Imperador Amarelo Inner Classic.

Diabetes é classicamente dividida em três tipos: alta, média e baixa Xiao-ke. Cada um tem sintomas característicos. O tipo superior é caracterizado por sede excessiva, pelo meio fome excessiva, e o mais baixo por excesso de micção. Estes tipos estão intimamente associados com os pulmões, estômago, rins e, respectivamente, e todos os três estão associados com deficiência de Yin. Em algum momento durante o curso de sua doença, a maioria das pessoas com diabetes sintomas manifestos de todos os três tipos.

De acordo com a MTC, Xiao-ke é atribuída a três fatores principais: dieta inadequada (que consomem grandes quantidades de doces, gordurosos ou alimentos gordurosos, álcool e bebidas quentes, como café ou chá quente), distúrbios emocionais (estresse, ansiedade, depressão, ) e uma deficiência Yin constitucional (fadiga, fraqueza, letargia, palidez). 

 Para a ótica Ocidental, os diagnósticos da MTC parecem esotérica, mesmo poética. No caso de uma pessoa com diabetes que apresentam com sintomas de sede excessiva, o diagnóstico pode ser descrita como deficiência de Yin do rim, juntamente com a deficiência de yin de pulmão  e "calor interno que consome fluidos, trazendo assim a desperdiçar e sede.


Como é o tratamento com Acupuntura?

Ao contrário da medicina ocidental, na Acupuntura, a  preocupação não é medir nem monitorar os níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos. O tratamento é individualizado e voltado para avaliar e tratar os sintomas que compõem os padrões de deficiência e desarmonia.

Acupuntura e moxabustão tradicionalmente têm sido usadas no tratamento de diabetes para reduzir os níveis de glicose no sangue e normalizar a função endócrina. Os estudos clínicos e experimentais demonstraram que a acupuntura tem um efeito benéfico na redução dos níveis de glicose no soro. 

Um tratamento típico de acupuntura envolve a inserção de agulha 4-12 pontos e permitindo que as agulhas  permaneçam no local por ~10-30 min. As agulhas podem ser estimuladas manualmente ou usando um eletroestímulo. Além disso, o praticante pode aquecer os pontos com moxabustão.

Acupuntura auricular (inserção de agulhas em pontos específicos sobre a orelha) pode ser usada sozinha ou em conjunto com a acupuntura no corpo. Tem sido demonstrado que exerce um efeito benéfico sobre a dor neuropática. 

 Os efeitos de acupuntura, particularmente na dor, são mediados, em parte, pela libertação de opióides endógenos da medula espinhal, tronco cerebral e  hipotálamo . Além disso, foi demonstrado que os neurotransmissores, como a serotonina e a substância P, são liberados durante os tratamentos de acupuntura. Os aumentos do fluxo sanguíneo local,  vasodilatação e aumento dos níveis de cortisol também foram demonstradas. 

Muitos benefícios se tem com a escolha desse tratamento.

É bastante comum as pessoas relatarem diminuição no uso de medicação para controle da glicemia e outros sinais do diabetes com o início das sessões.

Então, procure conhecer melhor sobre o procedimento.

Estarei a disposição para ajudar.

Até mais!

Simone
Espaço Biomedichina



Nenhum comentário:

Postar um comentário