sexta-feira, 1 de março de 2013

Como a acupuntura pode me ajudar a parar de fumar?

A decisão de parar de fumar não é muito fácil e muitos tem buscado alternativas para que o processo seja tranquilo e definitivo.
Na Medicina Chinesa há muitos recursos e diversas modalidades da Acupuntura para auxílio de quem quer largar o vício.
O  tratamento por Acupuntura reduz o desejo de fumar,  promove relaxamento, desintoxicação e  os sintomas da abstinência, como irritabilidade, fome, tremores, insônia, ou seja, todos os sintomas que as pessoas se queixam quando tentam parar de fumar. A redução desses sintomas é um ótimo passo para ficar livre do cigarro.

A Acupuntura sistêmica (corpo)  e auricular ( orelha) são as técnicas de escolha para o tratamento do tabagismo.

A Acupuntura auricular é a forma mais comum de tratamento para parar de fumar. O tratamento é feito de duas a três vezes por semana. O tempo de tratamento vai variar de acordo com a resposta de cada um.  É importante estar comprometido para iniciar com sucesso as sessões. Muitas pessoas durante o processo, comentam sobre mudanças em seus hábitos, levando à aversão ao gosto dos cigarros.

Outra técnica utilizada é o ponto extra Tim Mee. Os pontos utilizados são localizados no punho. Esta técnica pode ser feita isoladamente ou em associação com a técnica auricular.

O vídeo abaixo mostra como é feita a técnica Tim Mee.





Mais uma técnica que é utilizada com muito sucesso é o Método Chiapi.

A técnica Chiapi, foi desenvolvida pelo pesquisador Yves Requena e sua equipe, na cidade de Marselha em 1976. O estudo foi realizado com 1353 fumantes que foram submetidos à técnica. Após a aplicação 68,12% dos pacientes deixou de fumar um mês após a primeira aplicação  . O método consiste em inserção de agulhas de acupuntura em pontos localizados nas laterais do nariz e permanecem no local por 15 min.
A estimulação destes pontos provoca efeitos no hipotálamo e vesícula biliar. Auxilia na desintoxicação do corpo e também a relutância em receber novas doses de nicotina.

Segundo a pesquisa, duas a três sessões são suficientes para que o paciente pare de fumar. O método é eficaz, mas a pessoa deve estar disposta a parar. Com a liberação de endorfinas no corpo, o indíviduo não se sente nervoso ou ansioso sobre a privação do hábito. O sentimento de falta é muito baixo e totalmente controlável. A eficácia do método é estendido ao longo do tempo.


Estas são as técnicas mais utilizadas para parar de fumar.

Boa sorte e até mais!


Simone Felix

14 comentários:

  1. Boa noite,
    Posso durante o tratamento usando medicamento antitabagismo fazer estas sessões de acupuntura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Sim, as sessões de Acupuntura podem ser realizadas mesmo com o tratamento medicamentoso. Qualquer informação, estou à disposição pelos telefones 3424-6863 e 99303-9979 (Vivo). Obrigada por seu comentário!

      Excluir
  2. Boa noite Simone,
    Eu não tenho mais vesícula biliar, posso fazer esse tratamento com o método chiapi mesmo assim? Obrigada! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mari,

      Nenhum tratamento da Acupuntura é contra-indicado para quem não tem mais vesícula. O método Chiapi é feito na face . Qualquer dúvida, estou à disposição para falarmos.

      Excluir
    2. Boa noite Mari,

      Nenhum tratamento da Acupuntura é contra-indicado para quem não tem mais vesícula. O método Chiapi é feito na face . Qualquer dúvida, estou à disposição para falarmos.

      Excluir
    3. Boa noite Mari,

      Nenhum tratamento da Acupuntura é contra-indicado para quem não tem mais vesícula. O método Chiapi é feito na face . Qualquer dúvida, estou à disposição para falarmos.

      Excluir
  3. vc pode fornece o material, sou estudante de acupuntura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, agradeço por seu comentário. Por gentileza se for possível, se identifique e me informe seu email. Grata!

      Excluir
  4. Boa noite Simone. Escrevo de Portugal. Gostaria de obter mais informações na perspectiva de aprendizagem do método. Já fiz esse tratamento e resultou. Para já 3 meses concluídos. Meu mailado. a.ferro@sapo.pt

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Simone. Sou estudante de acupuntura e estou fazendo um estudo com esse método chiapi,gostaria de saber se possui artigos relacionados a ele. Se sim, pode me envia-los?

    Grata,

    Aline
    email: alinemartinsfisio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Simone, Gostaria também de obter material acadêmico sobre o Método Chiapi. Pode me ajudar? Agradeço.O meu e-mail: neidecamargo@msn.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone! Que maravilha! Estou tratando um rapaz que fumava há 20 anos, ele está com 11dias dem o cigarro. Estou buscando melhorar o tratamento e cheguei aqui. Você poderia me mandar o material sobre esse método ou me auxiliar com dicas para o tratamento. Agradeço muito!
    Assim como ele, existem outras pessoas com a mesma necessidade de auxílio.
    Alice
    alicetesseler@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Alice!

    Material enviado em seu email.
    O Método Chiapi irá ser muito eficaz em seu tratamento deste paciente.

    Boa sorte, qualquer informação complementar me avise! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Sou estudante de acupunctura em Portugal e também, se fosse possível, ter acesso a esse material.
      Obrigado e boa sorte
      Paulo Vasconcelos
      correia_vasconcelos@hotmail.com

      Excluir