segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tratamento do AVC pela Craniopuntura - Técnicas Japonesa e Chinesa

Olá amigos!





O Acidente Vascular Encefálico, conhecido popularmente como derrame, é a mais comum emergência médica que afeta o Sistema Nervoso Central. Ocorre por várias causas em dois subgrupos: os que resultam de uma isquemia e os que resultam de uma hemorragia. Dados epidemiológicos demonstram que, o AVE é uma das principais causas de óbito no Brasil. No ranking da Organização Mundial de Saúde, é a terceira causa mais comum de óbitos em países desenvolvidos, com elevada prevalência em mulheres.
A taxa de sobrevida é alta quando se considera prevenção primária e secundária de doenças circulatórias, melhoria das condições socioeconômicas e procedimentos de alta tecnologia, como a angioplastia e exames de imagem (ressonância magnética e tomografia computadorizada).
Em diversos estudos, fatores de risco são classificados, para que forneçam uma base da possível etiologia da doença, sendo considerados idade, sexo, etnia, portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, cardiopatias), hábitos de vida (tabagismo, alcoolismo e o sedentarismo) e uso de medicamentos, como os contraceptivos orais.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o AVE é classificado como Golpe de Vento, que pode se originar de quatro fatores:
- Estresse emocional, excesso de trabalho ou atividade sexual excessiva;
- Alimentação irregular e esforço físico excessivo;
- Atividade sexual excessiva e repouso inadequado;
- Esforço físico excessivo e repouso inadequado.
A diferenciação da síndrome e diagnóstico é importante para classificar o tipo de Golpe de Vento, órgão e víscera relacionada e padrão de desarmonia – Deficiência de Yin do Rim, Fogo no Coração, Fogo, Yang e Vento no Fígado e Fleuma.
O tratamento do Golpe de Vento pela MTC, pode ser feito pela Acupuntura Sistêmica, identificando em dois tipos: severo ( quando acomete órgãos internos e meridianos) e brando (que envolve apenas os meridianos).
Além da Acupuntura Sistêmica, há a possibilidade do tratamento ser feito pela Craniopuntura ou Acupuntura Escalpeana. Nesta técnica, as agulhas são inseridas no couro cabeludo e retidas o tempo necessário, de acordo com o objetivo do tratamento. No Japão, a Craniopuntura foi descoberta pelo médico pesquisador Dr. Toshikatsu Yamamoto e na China pelo médico Dr. Jiao Shun Fa, ambos, na década de 70, baseando seus estudos em combinação de teorias e técnicas da MTC, conhecimento e correlação com os estudos de anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso Central.

O atendimento pode ser realizado em consultório e a domicílio.
Estou a disposição para informações.
Até a proxima!














domingo, 18 de janeiro de 2015

Ombro congelado - Descrição de caso e tratamento



Paciente sexo feminino, 50 anos
Profissão : Empresária


Queixa principal - Ombro congelado, desde Agosto/2013

Outras desarmonias - Hipertireodismo há 10 anos. Menopausa precoce desde os 37 anos. Enxaqueca desde a infância.
Relata cansaço físico sem esforço. Dor de cabeça nas laterais e vértice. Transpiração excessiva por conta dos fogachos. Tontura giratória frequente e visão turva. Respiração curta. Parou de fumar há 15 anos.
Praticante de musculação e corrida (no momento afastada por conta das dores).
Intestino ressecado e boca amarga pela manhã. Memória e concentração debilitada.
Cãimbra nos pés.
Insônia de manutenção.
Urina com coloração e odor anormal. Há 15 dias com ardor pra urinar.
Dor lombar constante. Queda de cabelo excessiva.
Relata ser bastante preocupada e irritadiça.
Diminuição da libido

No primeiro atendimento a língua, saburra amarela central, denteada na região de P , descascada em F e VB, trêmula, ponta avermelhada. Pulso : profundo, fraco e lento. 


Princípio Terapêutico: Pela descrição da queixa principal e alguns relatos de outras desarmonias, é clara a estagnação de sangue no fígado, deficiência de yin do Fígado, hiperatividade do fogo do coração, umidade calor na bexiga, deficiência de qi do rim.

Para o tratamento será necessário tonificar o qi do rim, dispersar e regularizar o qi do fígado, nutrir o sangue, acalmar a mente, resolver a umidade.

Tratamento de base: Craniopuntura de Yamamoto para dor no ombro (pontos B, C, Rim, Fígado e Vesícula Biliar.

Moxa em dispersão no local da dor. (ombro direito).

VC4, B17 e B20 para tonificar o sangue 

PC6 - libera o torax e regula o qi. Acalma a mente. Harmoniza o estômago e elimina o calor e harmoniza o intestino.

TA6 - regulariza o qi do F

BA6 - nutre o yin

R3- tonifica o rim

BA9 + VC3 - eliminar umidade calor


A partir da aplicação da Craniopuntura de YNSA , a paciente já apresenta de imediato melhora na limitação do movimento (em torno de 60%) e a dor praticamente nula.

Após a primeira sessão , a paciente relata melhora na dor do ombro, em torno de 70%. O intestino regularizou e a crise de enxaqueca não voltou.

O tratamento teve melhoras crescentes ao longo do tratamento. Conforme o relato da paciente, após a 9ª sessão, tivemos uma melhora em torno de 95% da dor no ombro, intestino regularizou, não teve mais crises de enxaqueca, sono de melhor qualidade, urina com coloração e odor normais,  controle da sudorese e demais sinais.



Venha fazer o seu sucesso e contar seu caso aqui conosco!
Livre-se da dor e seja feliz!