sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lutadores de MMA "se rendem" a prática de acupuntura - um pouco sobre o método de Sangria

Olá amigos!



Fonte: Revista Época São Paulo

Em matéria publicada na Revista Época São Paulo (Abril/2012 - ed.48 - Vale quase tudo http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/vale-quase-tudo/#gallery-2), foi comentado a respeito da rotina dos lutadores de MMA, treinos pesados, jejuns e terapias. Dentre essas terapias, uma das escolhidas pela equipe do lutador Ricardo Galheta é a técnica de Sangria. Segundo o terapeuta Gilvan Alves, da equipe de Galheta, a punção com agulhas alivia as inflamações adquiridas no treino.

 
Qual a origem da Sangria? 

Para entendermos melhor o princípio da técnica, é preciso saber que nosso corpo contém 5 litros de sangue. Este sangue é bombeado por todo seu corpo em apenas 1 minuto. O sangue é vital e sua perda excessiva pode levar ao choque e morte. Felizmente, nosso corpo dispõe da maravilhosa coagulação que impede que isso aconteça.

A terapia é utilizada desde 2000 a. C pelos babilônios. Na época de Hipócrates   (séc V a.C), acreditavam que para restabelecimento da saúde e reequílibrio de
humores , seria necessário livrar o corpo dos excessos. Já que o sangue é considerado um dos maiores humores do corpo, este foi escolhido para ser eliminado.

Galeno , no séc II d.C, dizia que as doenças eram causadas por impurezas no corpo e para que houvesse cura , deveriam ser eliminadas por vômitos, dietas ou mesmo as sangrias. Defendia também que os ferimentos supurados eram benéficos, deixava-se inflamar totalmente e quando estava em processo de gangrena, se procedia a amputação.




Na Medicina Chinesa...





é utilizado a sangria em pontos de Acupuntura. Faz- se uma punção com agulhas específicas ou lancetas (como as usadas para teste de glicemia em diabéticos). Para alguns casos é necessário utilizar a ventosa para auxiliar a saída do sangue.

O método é utilizado em conjunto ou isoladamente do tratamento com agulhas.

A prática é indicada em casos de excesso de calor ou estagnação nos vasos. Tem função antitérmica, analgésica, anti-inflamatória e casos urgentes como hipertensão arterial, desmaios, convulsões, intoxicação, vômitos e diarreias agudas.

 É contraindicado em casos de deficiências de sangue, anemia, hipotensão, pessoas que façam uso de anticoagulantes, varizes e pacientes com constituição frágil.

 

 

CURIOSIDADE - Sangria com sanguessugas

Outro método comum para a sangria envolveu o uso de sanguessugas. Este tipo de verme pode sugar várias vezes seu próprio peso corporal em sangue e é muito mais seguro do que cortar uma veia aberta.
O uso medicinal comum da sanguessuga, Hirudo medicinalis, produz anticoagulantes e anestésicos em sua saliva, assim os pacientes sangram facilmente e geralmente não sentem nada durante o procedimento. Tradicionalmente usado em uma minoria de casos, sanguessugas, tornaram-se populares no século 19 e foi amplamente utilizado na Índia Antiga. Eventualmente, o processo foi abandonado pela maior parte, juntamente com outras formas de sangria. Sanguessugas são utilizadas atualmente em procedimentos cirúrgicos, particularmente após microcirurgias.     
 
CONCLUINDO...

A Sangria tem a propriedade de “limpar” o sangue , com possíveis agentes que possam causar intoxicação. A estagnação deste sangue também pode causar doenças. Já dizia o velho provérbio chinês “A água que flui e renova a vida no seu interior, a água parada deteriora” .

Como no caso dos atletas da reportagem citada, que utilizam a técnica para dores musculares, articulares e aumento de desempenho, pode ser usada também em lombalgias, dores de cabeça, diarreias e ativar a circulação.

 

Boa semana e até a próxima!

 





 

domingo, 21 de outubro de 2012

Como vovó já dizia... Os benefícios dos maravilhosos chás

Como vovó já dizia... toma um chá que você vai melhorar dessa gripe, menina! E não é que ela tinha razão? Ontem no mercado , fazendo as comprinhas do fim de semana, lembrei muito da minha vó Rosinha, quando na sua simplicidade falava: " Toma chá de boldo que faz bem pro fígado e de erva-cidreira que faz soltar pum". Verdade vó, quanta sabedoria! Escolhendo minhas ervinhas, vi um maravilhoso guia sobre o emprego dos chás e resolvi compartilhar com vocês.
Amora Folhas - Expectorante e evita queda de cabelo quando usado como emplasto na cabeça.
Alfazema - Aromático , estimulante, diurético e indicado para casos de asma.
Anis Estrelado - Aromatizante, digestão difícil, gases e antiespasmódico.
Ban Chá - Antioxidante, digestão e diurético.
Boldo do Chile - Diurético e protetor do fígado.
Calêndula Flores - Gripe, dores viscerais e cicatrizante quando usado como emplastro.
Camomila - Excitação nervosa, insônia, digestão e calmante para pele.
Carqueja - Má digestão, doenças do fígado e rins.
Cavalinha - Diurético , regulador dos rins, anti-inflamatório,  anti-acne, cicatrizante, tonificante e adstringente.
Chá Branco - Diminui inchaço, ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente a queima do estoque de gordura, protege o coração e combate o envelhecimento.
Chá Verde- Neutraliza os radicais livres, antioxidante e anti-inflamatório, ativa o sistema imunológico.
Chá Preto- Adstringente, antibacteriano, antioxidante, digestivo e estimulante nervoso.
Cravo e Canela - Digestivo, mau hálito, aromático e antigripal.
Erva Cidreira - Calmante e antiespasmódico.
Erva-doce - Gases intestinais, cólicas, estimulante geral e preparo de bolos.
Espinheira Santa - Gastrite, cicatrizante de úlceras gástricas e duodenais.
Guaco - Expectorante, descongestionante em sinusites, antiasmático, antireumático e antisséptico
nas feridas.
Hibiscus - Aromatizantes, antiespasmódico, diurético e laxante suave.
Hortelã - Tônico geral, antiparasitário, digestivo e mau hálito.
Jasmim - Digestivo e relaxante.
Melissa- Ansiedade, excitação nervosa e digestão difícil.
Salvia - Estomatite, coqueluche, esgotamento nervoso, inflamação da garganta e gengivas e tonficador cardíaco.
Sene Folhas - Laxante suave e regulador intestinal.
Modo de preparo: Para cada xícara de chá de água fervente colocar uma colher de chá de erva.
ESTE GUIA NÃO É UMA FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO OU RECEITUÁRIO
IGNORAR CUIDADOS MÉDICOS ADEQUADOS PODE CAUSAR DANOS À SUA SAÚDE.
Este guia foi retirado das indicações da empresa ChinaTown (www.chinatown.ind.br).
Bom chá! Boa semana!