segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Olimpíadas no Brasil e os atletas com marcas pelo corpo. O que é isso?

Olá pessoal!


As Olimpíadas no Brasil começaram e não só os esportes estão chamando atenção, como os atletas e todas as suas particularidades.

Nos dois últimos dias, as notícias de destaque foram as marcas arroxeadas que estão no corpo do atletas norte-americanos, em especial do nadador Michael Phelps.


Ginasta Alexander Naddour - Fonte : Terra
 Michael Phelps - Fonte : ESPN






Wang Qun nos Jogos de Pequim - Fonte : Terra




E a pergunta que não quer calar. Essas marcas são terapêuticas? O que é isso afinal?

A Ventosaterapia, Terapia com Ventosas ou Cupping tem uma história bastante antiga, com registros de utilização no Egito, Grécia e China.
Ao longo dos anos, a China forneceu uma extensa pesquisa sobre a eficácia e os benefícios da ventosa, e atualmente usa esse método em hospitais. Na verdade, o uso mais comum da terapia é em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas agora foi adaptado para outras modalidades de cuidados de saúde, incluindo massagens e terapia quiroprática.
Ventosaterapia  não é reservada para os atletas,  é uma terapia utilizada para qualquer pessoa para aliviar a tensão muscular, dores nas costas, rigidez do pescoço e ombros e outros desafios trazidos pelo estresse, trabalho e vida diária.

Para os atletas é utilizado de uma forma rotineira pela intensidade dos treinos e atividade intensa nas provas , para que haja recuperação de lesões ou mesmo para ativar a circulação e melhorar o desempenho geral.

O que é Ventosaterapia ou Cupping?

Nos tempos antigos, as tribos utilizavam chifres de animais, bambu, ossos, nozes, conchas e cabaças como dispositivos de sucção para curar mordidas, infecções e lesões de pele do corpo. .Atualmente, o copo é normalmente feito  de bambu, vidro ou plástico e é  amplamente utilizado em Medicina Tradicional Chinesa.

 Embora existam várias formas de facilitar a terapia , as ventosas de fogo são as mais utilizadas. Ao aquecer rapidamente o interior do copo com o fogo, a sucção é criada quando colocado sobre a pele. Tipicamente, quatro a seis copos são utilizados, ficando  aderidos à pele durante cerca de 15 a 20 minutos. 

 A pressão negativa criada pela sucção estimula o ponto de acupuntura local, isto aumenta o Qi (energia) e do sangue de fluxo através do meridiano para soltar os músculos tensos, para aliviar a dor e para desintoxicar e gerar  função de  reequiibrio dos órgãos e visceras






Diferente do que tem sido divulgado na imprensa, tratamento com Ventosas e Sangria são técnicas distintas.

Já falamos de Sangria em outro artigo, que você pode ler em destaque neste link http://biomedichina.blogspot.com.br/2012/10/lutadores-de-mma-se-rendem-pratica-de.html

Na terapia convencional , se aguarda de 15 a 20 minutos com os copos aderidos à pele.
Após esse período é retirado os copos e se faz uma leitura das marcas que ficaram na pele, conforme o quadro abaixo

A cor e padrão das marcas dependem do nível de estagnação na área, e variam de um vermelho brilhante ao roxo escuro, geralmente com duração de 3 dias a uma semana - às vezes mais se a pessoa está muito doente ou sedentários. 

Se não houver nenhuma estagnação presente, ficará uma marca cor de rosa que desaparece dentro de minutos a algumas horas.

As pessoas que moram , trabalham  em ambientes tóxicos (ou foram expostos a uma dose pesada de material tóxico) pode consistentemente ficar com marcas.

Trauma ou lesão podem exigir mais uma técnica, para remover toda a estagnação. 
Essas técnicas são a Sangria e o Guasha. Com estes tratamentos as marcas se tornam progressivamente mais claras e os patógenos são sistemicamente removidos do corpo.

Quem não conhece a ventosaterapia, acham  que as marcas são contusões. 

 Pessoas mais familiarizadas com o procedimento ,  estão cientes de que as marcas são indícios de que o tratamento foi bem sucedido, eliminando patógenos e toxinas. 

Estas toxinas estão presentes nos tecidos mais profundos do corpo, juntamente com, células mortas estagnadas sangue e da linfa, e os restos celulares . Colocando sucção com ventosas faz com que estes resíduos venham para a superfície, sob a pele, de onde eles são metabolizados por meio de processos naturais do corpo.  A remoção destas toxinas abre caminho para o sangue renovado, células vivas, oxigênio e nutrientes  e, desta forma, curam o corpo.

Cabe ao profissional que atende com Ventosaterapia informar ao cliente todo o procedimento, para que a pessoa não fique assustada com as marcas. A orientação é o melhor caminho. 

O tratamento é seguro e eficaz e as marcas desaparecem em poucos dias.


Se precisar de mais informações, estou à disposição.

Até a próxima!