quarta-feira, 22 de junho de 2016

Pés cansados?? Água quentinha neles, com escalda pés

Olá amigos,

Hoje falarei um pouco sobre algo muito antigo, o escalda pés.



A vovó utilizava com certeza. Mas com a correria do dia-a-dia, não fazemos técnicas tão simples .

Os pés possuem áreas reflexas do corpo todo, portanto cuidando do pés, você está promovendo bem estar geral.

Se você tem uma dor de cabeça, tente um escalda pés antes de tomar um analgésico, pode ser uma boa pedida! Te garanto!

Imersão dos pés em água morna é uma das mais antigas formas de terapia alternativa, e há boa razão para que esta prática tenha resistido ao tempo. A  terapia da água quente faz maravilhas para todos os tipos de condições músculo-esqueléticas, incluindo fibromialgia, artrite e dor lombar.

Como fazer um bom escalda pés

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os pés são o pontos inicial e final de 6 meridianos. Há mais de 60 pontos de acupuntura nos pés, e eles estão inter-relacionados com a bexiga urinária, a vesícula biliar, estômago, fígado, baço e rins.

Os pés  na água morna ajuda a abrir os meridianos congestionados e melhora a circulação de todo o corpo. As pessoas podem se beneficiar de colocar seus pés em água quente durante todo o ano, mas nem todos estão conscientes dos pontos mais delicados, como as diferenças entre os pés de imersão em diferentes momentos e outros detalhes com relação ao pé de imersão.

1. A imersão dos pés a noite auxilia no fortalecimento dos rins e  melhora a  noite de sono.
Imersão dos pés a partir  das  17 horas até as 19 hrs,  é o melhor momento para melhorar a energia do rim porque neste horário,  a energia deste órgão está no seu ponto mais alto. Seus pés em imersão fará com que os vasos sanguíneos se  dilatem e aumente a circulação sanguínea. Isso pode relaxar todo o seu corpo e reduzir o cansaço de um dia agitado. 

2. Escalda pés pela manhã :  mantém você cheio de energia.
Outro bom momento para mergulhar os pés é na parte da manhã. Depois de uma noite inteira de sono em uma posição, o sangue  pode não fluir muito bem. Ajuda a regular o sistema nervoso e  o sistema endócrino. Em um curto período de tempo, você vai se sentir fresco e pronto para sair.

3. Quanto tempo fico com os pés mergulhados?
20 a 30 minutos é o tempo ideal de tempo para mergulhar os pés. A água não deve ser muito quente. Cerca de 45 graus é a melhor temperatura. Use uma tina  de madeira, uma bacia de ágata  ou mesmo de plástico. Despeje água suficiente para cobrir seus tornozelos.

4. O que coloco na água?

A receita mais simples e básica que promove circulação sanguínea, promove relaxamento , melhora no sono :

Água morna a 45 graus e 1 xícara de chá de sal grosso


Escalda pés estimulante

3 litros de água

2 colheres de sal grosso
1 colher de sopa de cravo
3 colheres de sopa de cavalinha
5 ramos de alecrim

Ferva todos os ingredientes em meio litro de água. Deixe esfriar e adicione o restante da água bem gelada. Deixe os pés imersos de 15 a 20 minutos.



Escalda pés relaxante

3 litros de água
1/2 xícara de chá de camomila
3 rodelas de laranja

Ferva todos os ingredientes em meio litro de água. Coloque em uma bacia e complete com o restante da água morna.

Fonte: Blog da Mimis

Um guia muito bacana pode ser baixado gratuitamente no blog :  

5. Há contra-indicações?
Escalda pés é bom para um monte de gente, mas certamente não para todos. Se você sofre de doenças cardíacas graves, tais como angina ou pressão arterial baixa, a técnica  não é boa para você, porque você pode desmaiar enquanto seus pés estão em imersão. 
Não é recomendado para diabéticos porque sua pele pode se queimar muito facilmente a partir da água, pela falta de sensibilidade destes pacientes.
 Quando você sentir muita fome ou ter apenas comido demais, você não deve fazer.
A fim de encontrar a melhor maneira para que você possa melhorar a sua saúde usando escalda pés, por favor consultar com seu acupunturista/terapeuta para mais informações.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima.