domingo, 21 de dezembro de 2014

Observação de Língua - Medicina Chinesa

Olá amigos!


Todo atendimento em Acupuntura é troca de informações e de certa forma gera curiosidade.
Meus pacientes de uma maneira geral, perguntam o que é observado na língua.

Já falamos em outra oportunidade no artigo (http://biomedichina.blogspot.com.br/2012/11/a-primeira-vez-no-acupunturista-o-que.html), sobre a língua, assim como o pulso,  é uma importante etapa da anamnese para tratamento por acupuntura ou mesmo qualquer técnica da Medicina Chinesa, que necessite desta análise.

Quais são os tipos? Como é feita esta observação?

Uma língua saudável é rosada e tem um revestimento branco fino. Aparece em primeiro lugar no painel abaixo.
Quase todas as línguas tem algumas imperfeições, especialmente à medida que envelhecemos, mas certos estilos de vida produzem mudanças perceptíveis.
Por exemplo, fumantes regulares, na maioria das vezes, tem um revestimento amarelado e seco.
Alguns sinais são de longa duração, já outros temporários (alguns alimentos podem manchar a língua, como café , chá, bala , chicletes, bebidas alcoólicas)

A forma e o tamanho são observados para analisar a quantidade de líquido circulante no corpo. Por exemplo, uma língua pequena e fina, pode indicar uma umidade adequada no corpo. Em comparação com uma língua inchada, grande, com recuos na borda, pode indicar que os líquidos não circulam com facilidade.

O corpo da língua deve ser róseo e com aparência vital. A coloração pode variar de pessoa para pessoa, mas combinada com outras informações e com a observação de pulso, é um bom indicador do que pode estar acontecendo dentro do corpo. Por exemplo, alguns pontos avermelhados na língua podem indicar sinais de calor interno. Quanto mais vermelha, maior o calor. Se a língua estiver pálida, pode ser sinal de calor deficiente, ou deficiência de sangue ou qi (energia)

A língua tem revestimento grosso ou fino? O revestimento ou saburra depende de alguns fatores e mudanças que podem ocorrer no corpo da língua. Normalmente o revestimento é fino. Se você está ficando doente, você pode observar um revestimento mais espesso. A consistência dessa saburra indica também a condição de líquidos circulantes. Um revestimento seco indica secura interna ou calor intenso. Assim como o revestimento úmido, indica umidade interna ou má circulação dos fluidos. A falta de revestimento pode indicar calor intenso ou secura interna. Esta última língua , é observada em mulheres no período de menopausa.
Esta saburra também pode apresentar coloração diferente. A camada branca fina é normal. Saburra amarela é sinal de calor, especialmente quando combinada com um corpo vermelho. Língua arroxeada ou com pontos negros, é sinal de estagnação de sangue.



1. Língua normal - rosada e apresenta saburra branca fina;

2. Deficiência de qi - Saburra branca fina, marcas de dente, pontos avermelhados.  Paciente queixa de fadiga,  falta de apetite,  suor espontâneo,  respiração curta, excesso de pensamentos e preocupação;

3. Calor - Paciente apresenta febre, suor espontâneo, sede, constipação , irritabilidade e problemas de pele.

4. Retenção de Umidade - Paciente relata inchaço, plenitude em tórax e abdome, sente-se pesado e parado.

5.  Estase de sangue - Membros frios, veias varicosas, dores nas pernas, dor de cabeça, dor no tórax, falta de viço na pele.

6. Estagnação de qi - Estresse, tendência a deprimir-se e chatear-se com facilidade, estado emocional instável e TPM;

7. Umidade-calor - Problemas de pele, infecção urinária, pele oleosa, nervoso e inconformado;

8. Deficiência de Yang - Sensibilidade ao frio, tez pálida, dor nas costas, tendência ao medo, impotência, infertilidade

9. Deficiência de Yin - Confusão mental, suor noturno, insônia, irritabilidade, zumbido, menopausa.

10. Deficiência de Sangue - Tontura, fadiga, palpitação, memória e concentração debilitada, insônia e problemas ginecológicos.

Observe sua língua, vá ao espelho e veja como ela está agora!

Marque sua avaliação, caso queira saber um pouco mais sobre o assunto.

Até mais pessoal!


Feliz Natal pra todos!