domingo, 15 de dezembro de 2013

Acupuntura Auricular e Nutrição para o emagrecimento

Olá amigos!




Muitas pessoas quando ouvem falar de acupuntura, já vem a frase, " Ah! são aqueles pontinhos na orelha"... Pois é, aqueles pontinhos na orelha é apenas uma das inúmeras técnicas da Acupuntura , para tratamento e prevenção de qualquer doença, inclusive para o emagrecimento que falarei com mais detalhes.

A Acupuntura Auricular é um microssistema que utiliza o pavilhão auricular para tratamento. Os chineses foram os pioneiros em relacionar a orelha, com todos os órgãos e vísceras e o resto do corpo. Grandes instituições na China, estudam exaustivamente sobre a influência dos pontos na fisiologia, anestesia, entre outros. Na década de 50, o médico francês, Paul Nogier, publicou seus estudos sobre a relação do pavilhão auricular com os órgãos internos e foi o primeiro a representar na orelha um feto em posição pré-natal.






Infelizmente, a Acupuntura Auricular está banalizada por muitos por dizer que ela não tem efeito nenhum. Ledo engano! Tem muito efeito e em diversos casos, pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outras técnicas como a Acupuntura Sistêmica , Eletropuntura, Ventosaterapia, Sangrias, etc. A correta seleção de pontos e avaliação bem feita, tem muito resultado.

Hoje o foco será falar sobre esta técnica em conjunto com a boa nutrição para o emagrecimento. Parece chover no molhado, mas a dieta adequada aliada ao exercício físico é a linha número 1 para a boa saúde do corpo. Porém em muitos casos, o metabolismo fica mais lento e precisa de um auxílio.

Toda técnica em acupuntura , é necessária a avaliação prévia , orientação de um profissional qualificado, para que o melhor tratamento seja adequado, como já falamos em outro artigo com mais detalhes : http://biomedichina.blogspot.com.br/2012/11/a-primeira-vez-no-acupunturista-o-que.html.

Quando a queixa principal é emagrecer, a avaliação é bem minuciosa, por observar aspectos como:  qualidade do sono, apetite, função intestinal, urina, medicações de uso contínuo, doenças prévias, etc.

Reserve ao menos 1 hora e meia para esse atendimento. Após estas perguntas iniciais, as orelhas serão inspecionadas para observar coloração e fazer palpação com aparelho específico, para identificar locais no corpo que precisam ser tratados.

Não há um protocolo específico para o tratamento no emagrecimento , até porque cada pessoa é uma, por isso a avaliação é específica para cada pessoa . Porém, alguns pontos são chave para auxiliar neste processo.

São pontos selecionados para elevar a atividade orgânica : Pontos - Fronte, Endócrino, Excitação, Tálamo, Hipófise , Supra-renal ,Fome e Baço.

Explicarei em detalhes a ação de cada um:

Ponto Fronte : Além de sua ação analgésica própria, muito utilizado nas cefaléias frontais, é um ponto que auxilia no conjunto de pontos que melhoram a atividade endócrina.

Ponto Endócrino: Utilizado para regular as funções do sistema endócrino, como disfunções da glândula tireóide e diabetes. Manutenção do controle adequado da função digestiva (absorção e digestão). Drena e elimina os líquidos, excelente no tratamento de inchaços (edemas).

Ponto Excitação: Estimula o córtex cerebral, indicado para o tratamento de estados de hipofunções do sistema endócrino, como impotência e amenorréia, enurese noturna e também na obesidade.

Ponto Tálamo: Controla a temperatura corporal e eficiência na absorção dos alimentos, metabolismo hidromineral e controle endócrino.

Ponto Hipófise: Tratamento de afecções ginecológicas causadas por transtornos do sistema endócrino, como amenorréia e menstruações irregulares e transtornos da hipófise como nanismo e diabetes sacarino. No emagrecimento auxilia no controle endócrino.


Ponto Supra-renal: Tonifica e ativa as funções das glândulas supra-renais, auxiliando no emagrecimento. Tem propriedade antialérgica, antiinfecciosa e antiinflamatória. Contra-indicado em pacientes com hipertensão arterial, por controlar o tônus vasomotor do sistema vascular.

Ponto Baço: Controla a função de transformação e transporte dos alimentos, ponto-chave no emagrecimento.

Ponto Fome: Ponto que regula o apetite, utilizado para o emagrecimento, hipertireoidismo e polifagia de caráter neurológico.


Estes são os pontos chaves , mas com a avaliação minuciosa, outra seleção pode ser necessária. Ninguém é igual a ninguém, portanto, verificar tudo em detalhes, é importante.

A Acupuntura Auricular é importante aliada à avaliação nutricional, que vai além da indicação de um plano alimentar até a aferição de medidas e circunferências.


Verificações antropométricas são feitas por um profissional Nutricionista, que vai checar peso, altura, altura do joelho , envergadura do braço, circunferência da cintura, quadril , abdomen, braço , panturrilha. Dobras cutâneas ( subescapular, supra-ilíaca, tricipital, bicipital, abdominal , coxa medial, peitoral, axilar média, panturrilha medial ). 
Feita todas as análises, é possível adequar um plano alimentar adequado à rotina da pessoa.

Portanto, se você deseja emagrecer, esta é uma boa dica, Acupuntura Auricular e Nutrição adequada. Não esquecendo de praticar atividade física, seja qual for, aquela que você goste e se sinta bem!

No Espaço Biomedichina , temos atendimento em Acupuntura Auricular (atendimento de segunda à sábado) e Curso Livre na área com duração de 6 meses.
Temos parceria com bons profissionais nutricionistas, para começarmos seu tratamento já!

Faça uma boa decisão e não espere para a próxima segunda-feira, comprometa-se com você!

Até a próxima, boa semana!


sábado, 7 de dezembro de 2013

Cenoura - Benefícios mil!

Olá amigos!



Hoje falaremos um pouco sobre os benefícios da cenoura, que são inúmeros!
Se há um bom açúcar para o organismo, este vem da querida laranjinha cenoura.

Tem ação sobre o Pi (Baço/Pâncreas), o Wei (Estômago), o Shen (Rins) e o Fei (Pulmão), com
sabor doce, característica amornante, propriedade neutra.






Funções Energéticas da Cenoura

-Tonifica o Pi Qi (Qi do Baço/Pâncreas);
-Elimina a estagnação alimentar do Wei (Estômago);
-Estimula o apetite;
-Acalma a agitação de Qi dos Cinco Órgãos;
-Liberta o Zhongjiao (Aquecedor Médio);
-Umedece o Shen (Rins), tonifica o Yang original e o Xiaojiao (Aquecedor Inferior);
-Elimina o Frio e a Umidade Perversos;
-Elimina o calor perverso e neutraliza as toxinas.

Cenoura e o Fei (PULMÃO)

A ação sobre o Fei (Pulmão) promove o fortalecimento da Energia da pele aumentando o Wei Qi (Energia de Defesa) que, desta forma, impede a penetração do Vento-Frio, que é causador, entre outros, de resfriados, gripes, pneumonias.

Cenoura e o Shen (RINS)
A cenoura, pela sua ação tonificante sobre o Shen (Rins) e pelo seu efeito amornante, promove o aumento da vitalidade, recuperando o cansaço, o corpo enfraquecido, a falta de potência sexual, combate a pressão baixa e a sensação de corpo frio. Ainda pela ação que exerce sobre o Shen (Rins) e Ren Mai (Vaso Concepção), aumenta a produção de leite materno.
A cenoura age sobre o córtex supra-renal (Rins-Yang) aumentando a produção hormonal.


Cenoura e o Xue (Sangue)

A ação da cenoura sobre o sangue, pela presença da vitamina A, corrige a hipermenorragia,evita o arroxeamento do rosto, é antianêmica,melhora a cegueira noturna e protege a pele contra o frio, evitando a aspereza, manchas e rachaduras da pele.

A cenoura é tônico do Xue (Sangue), por isso, comendo-a regularmente, o corpo torna-se forte e saudável. Quando se está com deficiência de Xue (Sangue), deve-se juntar à cenoura (salada) a uva passa, que tem grande quantidade de ferro, de fácil absorção.
Quando a cenoura é utilizada crua (ralada,suco), as vitaminas e substâncias lipossolúveis não são totalmente aproveitadas.


Fonte: A Alimentação e a Medicina Chinesa - Dra. Ana Clélia Mattos