domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo! Ano da Serpente!!! Bons presságios...

2013 é o Ano da Serpente de acordo com o Zodíaco Chinês. Começa a partir de 10 de Fevereiro de 2013 (Ano Lunar/Nova Festa da Primavera da China) e dura até 30 de Janeiro de 2014.
 
No Zodíaco Chinês, a Serpente é colocada após o Dragão, mas o seu lugar e seu significado como um símbolo de adoração é muito menor do que a do Dragão. Carrega os significados de malevolência e mistério, bem como, perspicácia, advinhação e capacidade de distinguir as ervas.
Durante o Festival da Primavera, as pessoas gostam de colar em suas portas e janelas, personagem de corte de papel "Fu" (felicidade), combinado com uma torção de cobra em torno de um coelho em suas portas e janelas, indicando riqueza.
 
Anos da Serpente
 
01/23/1917-02/10/1918 23/01/1917-10/02/1918
02/10/1929-01/29/1930 10/02/1929-29/01/1930
01/27/1941-02/14/1942 27/01/1941-14/02/1942
02/14/1953-02/02/1954 14/02/1953-02/02/1954
02/02/1965-01/20/1966 02/02/1965-20/01/1966
02/18/1977-02/06/1978 18/02/1977-06/02/1978
02/06/1989-01/26/1990 06/02/1989-26/01/1990
01/24/2001-02/11/2002 24/01/2001-11/02/2002
02/10/2013-01/30/2014 10/02/2013-30/01/2014
 
Horóscopo e Elementos da Numerologia
 
Wu Xing (cinco movimentos):  huo (fogo)
Relação Yin/Yang: Yin
Direções: nordeste, sudoeste e sul
Cores da sorte: vermelho, amarelo claro, preto.
Corem para se evitar: branco, dourado e marrom.
Números da sorte: 2, 8 e 9.
Evite: 1, 6 e 7.
Flores da sorte: orquídeas e cactus
Compatibilidade signo: galo e boi. Evite: tigre e porco.
 
Personalidade
 
A cobra está em sexto lugar de todos os animais do zodíaco chinês. As pessoas nascidas no ano da serpente são as mais intuitivas, mesmo mantendo-se mais caladinhas. Pessoas serpente representam o símbolo da sabedoria. São inteligentes e sábios, considerados grandes pensadores.

Saúde
 
Preferem viver uma vida pacífica e não gostam de ambiente com barulho. Ficam facilmente estressados quando suas vidas não são calmas.
Devem reservar mais tempo para relaxar e descansar depois do trabalho. Prestar atenção aos exageros quanto a alimentação , para preservar a saúde do intestino e estômago.
 
Carreira
 
Além de realizarem bons trabalhos , as pessoas Serpente precisam de atitude para ajudar na resolução de problemas, redução de carga de trabalho e desenvolvimento de negócios.
Grande senso de organização e gestão de tempo é palavra-chave. Normalmente são líderes, tendem ser muito exigentes consigo mesmo e com os outros.


Amor e família

A serpente  demora a encontrar seu par ideal e se entregar totalmente à relação. Pode se tornar possessivo, querendo que seu parceiro (a) viva somente para ele.

Os nascidos do ano da serpente tendem a ser ciumentos em especial com as pessoas da família.


E socialmente?

A serpente é encantadora e exala uma elegância simples. Geralmente é um bom amigo pra se ter conversas interessantes, com senso de humor afiado.

São pessoas generosas e gostar de mimar os amigos. Mas, quando está chateado com alguém , a mordida da serpente pode ser fatal...

Serpentes famosas

Charles Darwin, Elizabeth I, Picasso, Anne Frank, Mahatma Gandhi, Carole King, Abraham Lincoln, Edgar Allen Poe .


Esta foi apenas uma pequena ilustração do próximo ano. Curiosidades sobre o ano que se avizinha e que além de bons presságios,  desafios , obstáculos, mas que devem ser superados com a destreza da serpente.

Paciência, calma, sabedoria , serenidade e 2013 cheio de novidades.

Feliz Ano Novo. Até mais!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!!


 
 
Olá amigos, pacientes, familiares e todos que prestigiam este blog,
 
Agradeço por prestigiarem mais um ano minha caminhada, pelas leituras semanais, atendimento no consultório , mensagens , emails, enfim, agradeço por tudo.
 
Muita Luz para o Natal e Ano Novo: Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia e que a esperança seja um objetivo concretizado. No próximo ano, que seus sonhos lhe sirvam de inspiração para realizar e sentir que a vida é um presente iluminado que Deus nos deu. Que todos os dias do Ano Novo sejam iluminados para você e sua família. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
 
Fiquem com Deus, abraços e beijos fraternos,
 
 
Até mais!
 
Terapeuta Simone Felix
 
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Acupuntura na Gravidez, pode sim!








A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher. Sendo assim, a mamãe merece cuidados especiais, para que todos os momentos sejam plenos , felizes e tranquilos.
Este período não é uma doença e a maioria das mulheres não precisa de um tratamento regular. No entanto, a acupuntura pode ser uma excelente técnica  para tratar desarmonias comuns da gravidez. É relativamente indolor, não substitui o pré-natal e não existem efeitos colaterais adversos para a mãe ou bebê.


1º Trimestre
Fadiga, enjôo matinal , prisão de ventre, dores de cabeça e náuseas são muito comuns nessa fase.
Durante o primeiro trimestre, a acupuntura semanal é recomendada para  melhora nos sintomas de náuseas e vômitos. O tratamento durante o primeiro trimestre irá ajudar a criar um ambiente uterino que vai manter uma gravidez saudável.
Em muitas pesquisas, tem sido demonstrados efeitos imunomoduladores e pode auxiliar na microcirculação da placenta. Este efeito pode ser importante na redução do risco de rejeição pelo sistema imunológico da mãe, como os implantes do embrião e a gravidez está estabelecida.
O acompanhamento regular do pulso e tratamento regular com acupuntura, orientado para reduzir a ansiedade, oferece um apoio importante e reconfortante durante as primeiras semanas da gravidez.        
2º Trimestre
Azia, anemia, edema,  ganho de peso excessivo, hemorroidas, dor nas costas, pressão alta.   
Para muitas mulheres , este é o momento mais agradável da gravidez. Sua energia e apetite está melhorando, os primeiros sinais físicos começam a surgir , uma linda barriga e a consciência deliciosa dos movimentos do bebê.
Na Medicina Chinesa, a azia é frequentemente associada ao calor excessivo no estômago e pode ser eliminado com agulhamento de pontos específicos, geralmente localizado nos braços e pés.
Para grávidas diagnosticadas com anemia, os pontos utilizados podem estimular a nutrição do sangue. Fraqueza ou cansaço podem ser fortalecidos com uso de moxa.
As dores nas costas, irradiação ciática e dor pélvica  são comuns e resultado de dois fatores: o relaxamento das articulações promovido pelos hormônios da gravidez e o deslocamento da pelve pelo crescimento do bebê. A acupuntura é um meio seguro e suave no controle da dor.
As dores de cabeça e enxaquecas podem estar relacionadas com os hormônios da gravidez, ou mesmo, com o stress, tensão muscular ou  má postura.            A acupuntura alivia eficazmente a tensão muscular e pode ajudar a reequilibrar o desequilíbrio geral.
A constipação e as hemorroidas  são comuns na gravidez. A progesterona diminui os movimentos intestinais e muitas mulheres tem dificuldade em digerir o  ferro. Há vários pontos nos braços, pernas e topo da cabeça, que pode ajudar a estimular os intestinos e aliviar o desconforto das hemorroidas.            
A depressão pode aparecer nesta fase devido a alterações hormonais                ou até as circunstâncias pessoais. A acupuntura é excelente  no tratamento dos distúrbios do humor .
3º Trimestre
Dor nas costas, dor pélvica,  indução do trabalho de parto.
Na última fase da gravidez, a acupuntura tem a capacidade de aliviar a dor suavemente preparar o corpo para o parto. Durante este período, a grávida deve ser cautelosa e evitar levantar objetos pesados. Os ligamentos pélvicos estão amolecidos em preparação para o trabalho de parto combinado com a colisão do bebê, vai mudar o centro de gravidade fazendo com que a mamãe esteja suscetível às lesões nas costas.
Um tratamento muito efetivo na acupuntura é quando o bebê está sentado e está próximo à data do parto.  É feito com moxa e a técnica envolve a queima de Artemísia em um ponto nos pés, que faz com que o bebê vire e encaixe na posição correta para o nascimento. Para melhores resultados, esta técnica deve ser feita entre a 34ª e 36ª semana. A moxa promove a liberação  de hormônios que estimulam o útero a relaxar e  aumentar a movimentação do bebê. 
Por centenas de anos, a medicina chinesa tem apoiado as mulheres fisicamente antes do parto. A acupuntura facilita a progressão saudável dos principais marcadores físicos, tais como relaxamento pélvico, dilatação e contrações uterinas regulares.
Nascimento
O período pós natal refere-se as 6 semanas após parto diretamente, embora na medicina chinesa considera-se que o período de recuperação completa do parto é de até 12 semanas após o nascimento.
O bom atendimento nas 12 semanas após o parto, pode  ter um efeito profundo sobre a saúde da futura mãe, ajudando a prevenir padrões de deficiência que podem levar a problemas de saúde a longo prazo.
Após o nascimento,  a acupuntura pode ajudar a restaurar o equilíbrio em seus hormônios reprodutivos e lidar com quaisquer dores residuais e as dores do parto. É também uma maneira útil de tratar a ansiedade e a fadiga, que muitas mamães novas podem sentir.
 A mulher pode sentir:
Contrações uterinas
Sangramentos prolongados
Problemas na regulação do intestino e função urinária
Dor ou desconforto para amamentar
Depressão pós natal
Lactação insuficiente
Mamilos doloridos ou rachados
Pós Natal
O tipo de suplementação que  a acupuntura proporciona,  pode ajudar a promover as funções do corpo de cura para o pleno potencial. Ter um praticante de Medicina Chinesa para tratar a mulher após parto pode ajudar a compreensão de sua recuperação e pode recomendar a evitar desarmonias .
Emocionalmente , o período pós natal pode ser muito diferente da expectativa de muitas mães. Pode haver períodos de euforia como de melancolia. As oscilações hormonais podem contribuir para oscilação de humor. Depressão pós parto é o mais comum.
O diagnóstico chinês pode ajudar a compreender as necessidades dos cuidados individuais para a devida recuperação da mamãe, trazendo prazer extra para este período delicioso (desgastante e emocionante) dos primeiros contatos com o bebê.
Embora ainda seja temida por muitas grávidas, não se preocupe! Procure um bom profissional acupunturista tradicional e cuide-se, relaxe e aproveite dos benefícios das boas práticas da Acupuntura.
Boa sorte, boa hora, bom fim de semana!
Até mais!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TPM - Treinadas Para Matar??? Não!!! Frescura ou Lenda Urbana? Só uma fase...

Olá pessoal!


A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um conjunto complexo de sintomas que atinge milhões de mulheres.  É  classificada como uma síndrome, já que é um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (de uma a duas semanas antes da menstruação) e desaparecem nos primeiros dias do início do ciclo menstrual (geralmente de dois a três dias após o início da menstruação).

Estes sintomas podem incluir: inchaços, cólicas, dores nas mamas , fadiga, dor de cabeça, transtornos emocionais, compulsividade alimentar e  prisão de ventre.

Muitas pesquisas tem mostrado que até 80% das mulheres, durante sua vida reprodutiva, experimentarão algum sintoma da TPM.

Há  muitas formas de tratamento para cuidar de mulheres com sintomas de TPM.  Acupuntura, Fitoterapia, suplementos nutricionais, massagens e quiropraxia. Todos tem se mostrado eficazes para tratar mulheres que sofrem com a TPM.


Como a Acupuntura pode ajudar?



A Acupuntura auxilia no equilíbrio da circulação de energia (qi) pelo corpo através da inserção de agulhas em pontos específicos. Portanto, pode beneficiar o tratamento de qualquer sintoma que surja atráves de um bloqueio ou deficiência de energia. Muitos dos sintomas associados com a TPM ( como a irritabilidade ou mesmo a dor de cabeça), pelo ponto de vista chinês, é considerado bloqueio de energia. Um bloqueio de energia pode se manifestar nas emoções ( frustração, irritabilidade, tristeza) ou mesmo sintomas físicos ( cólicas, inchaço, sensibilidade).
O fígado em particular, é visto como o órgão responsável pelo fluxo de qi e é a chave para as oscilações de hormônios no sistema endócrino.
Relaxamento, dieta e exercício beneficiam o fígado e liberam a energia "presa". Por isso, não é incomum que seja recomendadas mudanças no estilo de vida em conjunto com a Acupuntura.
Reduzindo os desconfortos...
Aumenta o relaxamento e diminui as tensões;
Estimula nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva a liberação de esteróides naturais e endorfinas.
Redução da inflamação.


Dicas
Do ponto de vista nutricional , os alimentos que devem ser evitados são produtos que contenham cafeína e gorduras saturadas (induz resposta inflamatória e pode piorar os sintomas), sal em excesso (pode levar a retenção líquida), açúcar branco e leite (provocam calor interno e formação de mucosidade). Além disso , é recomendado comer quantidades adequadas de proteína ao longo do dia para preservar os níveis de açúcar no sangue.
Quiropraxia, yoga e massagem é ideal para alívio de cólicas menstruais.  Com o alinhamento geral do corpo,  ajuda os fluidos corporais a circularem, alivia possíveis pressões nos nervos. Estas práticas aliviam o stress e diminui a pressão física e emocional.

E o desejo incontrolável pelo chocolate, como fica?





Realmente , a vontade de comer doces aumenta muito neste período, que estão associados pelos baixos níveis hormonais e  diminuição de serotonina no organismo.

Comer o sagrado chocolatinho aciona áreas do cérebro associadas ao prazer. Ajuda melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mas, esta delícia deve ser consumida sem exageros. O chocolate amargo é o mais indicado, porque contém flavonóides que diminuem a oxidação de LDL, evitando o depósito de colesterol "ruim" na parede das artérias.

Para não cair em tentação entre as refeições, prefira o consumo de frutas como: maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco.


Não quero ver ninguém, isso é normal?


Ficar irritada, chorona e sem paciência é muito normal. Mas e a relação com as pessoas, filhos, marido, colegas de trabalho?

Muitos acham que a TPM não passa de frescura ou lenda urbana. Pode acreditar que não!

A compreensão de todos os que estão de fora, é fundamental.

Segue algumas dicas para filhos, maridos, chefes.. etc,

Maridos, namorados... ajam com muita tranquilidade e paciência, evite discutir problemas, fazer comentários sobre a TPM ou sobre aquela espinha no meio do nariz. Seja carinhoso, normalmente a mulher tem a diminuição da libido e não sente desejo sexual pelo parceiro. Mas, calma... isso passa.

Filhos sejam bonzinhos com a mamãe... não deixe a TV alta demais e façam todos os deveres.

Pedir aumento, demissão ou discutir o relatório com seu chefe não é muito bom nesse período. Você pode ter reações precipitadas. Evite ao máximo.

A TPM não pode servir como desculpa para qualquer irritação. Se você se identificou com estas situações, não deixe de procurar ajuda profissional e seguir uma terapia adequada.

Descanso, meditação e boa alimentação é um bom começo.


Boa semana a todos!

"Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder." (Lao Tsé)